maio 29, 2008

Amigos e companheiros se despedem de Austregésilo "Bicho de Sete Cabeças" Carrano

Foto do acervo de Nilo Marques de Medeiros Neto

Carrano, de cabelos longos; ao seu lado, de barba, Nilo Neto.
Os demais são usuários, familiares e trabalhadores de Indaial - Santa Catarina, 2006

É muito triste, perdemos o brilhante Carrano, um símbolo da luta pela Reforma Psiquiátrica. Sem dúvida, um dos nossos heróis. Seu depoimento no Canto dos Malditos é um livro definitivo, e seu testemunho permanente, através de sua presença inquieta, às vezes agressiva, transgressora, nas inúmeras reuniões e encontros da nossa luta, ficam como uma lembrança que, mesmo triste, nos convoca para seguirmos adiante. Hoje e amanhã, na reunião da CISM, vamos nos lembrar do Carrano. Ele não era mais o representante dos usuários, mas foi uma presença muito forte enquanto participou da CISM. Seguimos a estrada. Minha solidariedade a todos os seus familiares e amigos.
Abraços,

Pedro Gabriel

***

Carrano saiu,
Carrano, desembarcou,
Carrano foi-se embora,
Mas,
Carrano, continua conosco.
Quanta emoção,
Quanta lembrança,
Quanta troca,
Quanto carinho...
Carrano, que me chamava de PAIZÃO,
Que era irreverente, brabo, radical.
Radicalizou tudo, até a sua vida...
Choro sua falta,
todos choramos...
Ele, que foi eleito o representante de todos os usuários do nosso
Brasil.
Bravo e inesquecível Carrano!
Valeu ter te conhecido e convivido contigo!
A saudade, jamais, nos abandonará.
Repetindo Basaglia: Você foi um menestrel, Carrano, mas, esse palco,
jamais, ficará vazio. Será preenchido por todos nós que, um
dia, convivemos com você.
Parte Carrano!
Sua luta não foi vã

Geraldo, André e Dulce

***

É, nossa , a vida e sua trajetória faz parte constitutiva de nossa trajetória libertária em saúde mental. Grande Carrano, acho que seria bem bom que fizessemos uma homenagem para que sua história fique em nossa memória e para gerações futuras, e que não se repita nunca mais.

Fátima Fischer

***

Foi tirar umas férias, nosso guerreiro imbatível.
Implacável com sua arma, as palavras, deixou muitos donos de manicômio sem ação.
Amoroso e atencioso com os amigos, seu legado é a coragem e a persistência de não aceitar as injustiças.
Estará para sempre em nossos corações e mentes.
A gente se vê por aí, irmão!

Nilo

***

ATENÇÃO BRASIL GOSTARIA DE UMA CHAMADA NACIONAL PARA A PRESENÇA DE TODAS AS REPRESENTAÇÕES DA CAUSA DO SOFRIEMENTO MENTAL ESTAR PRESENTE NA MISSA DE 7 DIA DO CARRANO, QUE DEVERÁ SER EM CURITIBA, A CONFRIMAR PELA FAMÏLIA . É O MINIMO QUE PODEMOS FAZER POR UMA PESSOA QUE TANTO NOS AJUDOU E EU DIGO NA QUALIDADE DE USUÁRIO DO SISTEMA, FOI UMA PESSOA PRESENTE ENTRE NÓS , NA PRAÇA BENEDITO CALIXTO EM SP, NOS EVENTOS DE SAÚDE MENTAL, COMO EM BAURU, FOI SIM O MITO. ACOLHER A SUA FAMÍLIA E DIZER QUE O SEU TRABALHO AINDA VAI TER MUITOS FRUTOS. VAMOS NOS ORGANIZAR EM RELAÇÃO A TRANSPORTE E TRANSLADOS E HOSPEDAGEM. SAI DA AGENDA DE SEMINÁRIOS E REUNIÕES , VAMOS DAR O NOSSO ÚLTIMO ABRAÇO AO COMPANHEIRO, AO MILITANTE, A ALMA HUMANA QUE POR SER MAIS FORTE BATEU DE FRENTE COM O OPRESSOR. FOI MAIS QUE HEROI, ATÉ FOI O PAI DOS DESOLADOS , FOI O AMIGO NO DELÍRIO, FOI O COMPANHEIRO DAS NOITES FRIAS E PAPOS ALEGRES NOS BARES E MESAS SÓ DE SORRISOS E ALEGRIAS. VAMOS LEMBRAR DE CARRANO COM O SORISO SEM ECONOMIA, VAMOS LEBRAR DE CARRANO NO ABRAÇO FORTE E SINCERO, DE TUDO QUE ELE É, FICOU UM POUCO DELE EM NÓS, SUA IDÉIAS E CONCEITOS SEM PRECONCEITOS. HOJE SINTO SAUDADE DE DUAS PESSOAS MARCANTES NA MINHA BASE DE CRIAÇÃO. FOI O RAUL SEIXAS AO 14 ANOS E CARRANO QUE PUDE CONVIVER COM UMA CERTA SANIDADE MINHA, EM BAURU , FIZEMOS CURTAS GRAVAÇÕE ALGUMAS FOTOS QUE JÁ ME DÁ VONTADE DE COMEÇAR A PENSAR NO FESTIVAL DE CINEMA CARRANO QUE SERÁ REALIZADO EM 10 DE OUTUBRO NA SALA UNIBANCO NA AUGUSTA COM O APOIO DOS PARCEIROS SEMPRE PRESENTES, VAI SER MUITO POUCO MAS PONHO A DATA POIS VOU CUMPRIR ESTE PROJETO.

KAYKY

***

Realmente muito triste a notícia do Carrano.
Lembro da sessão de lançamento do “Bicho de Sete Cabeças”, no Festival de Cinema de Brasília, quando a platéia, perplexa e atordoada, se levantou e aplaudiu longamente o filme de sua história.
Quem não se lembra da participação dele no Congresso de CAPS, sempre muito marcante, com palavras dilacerantes sobre sua história e as marcas da passagem pelo hospício, deixadas em sua vida afetiva.
Fiquei comovida com a perda do militante guerreiro. Alguém que optou pelo enfrentamento aberto e árduo contra as violações de direitos dos usuários de saúde mental.
Carrano é um símbolo de persistência e combate.
Continuemos na luta.
Abraços

Karime

***

É com muita tristeza que recebo a notícia da passagem do Carrano... são estas perdas em nossa vida que nos fazem parar pra pensar na vida e quão efêmera é, ao mesmo tempo nos mostra que podemos passar pela história ou ser protagonista dela.Conheci o Carrano na Conferência Nacional de Saúde Mental em Brasília em 2001 e depois o vi novamente este ano em Bauru. Nunca tive contato pessoal com ele, mas ele sempre foi um ídolo pra mim. Desde que conheci a sua história através do Filme "O Bicho de Sete Cabeças". Aliás obra que carrego comigo em meu trabalho como forma de divulgar por este Rio Grande a fora a Luta Antimanicomial.Será uma grande perda para o movimento com certeza, mas também é um ícone que servirá sempre de exemplo pela sua audácia, coragem e irreverência...
Vai em paz Carrano... tua lembrança ficará para sempre entre nós... pois você fez história no Movimento da Reforma Psiquiátrica Brasileira

Loiva De Boni Santos

***

Pedro e aos demais... solidarizados com as recentes perdas.
De um, lembro de suas intervenções neste espaço, não o conheci pessoalmente, por isso acho que perdi. Prof. João Ferreira, siga em paz e, onde estiver nos inspire.
De outro posso dizer mais. Tive oportunidade de conhecer, vários encontros, várias trocas. Sempre "por dentro" desse nosso caminho.
Como dizes Pedro, inquieto e até agressivo, mas sempre "a nos lembrar" a que viemos!
Carrano que, onde estiveres, continues a nos "cutucar" para que não nos esqueçamos do caminho, para que algum (s) tome pra si a "Cara e a Coragem" para transgredir, por muito boa causa.
A ambos que a partida seja só mais uma etapa.
Aos familiares e amigos, paz, serenidade e lembranças eternas dos melhores momentos, dentro da alma, isso é que importa!
Abraços

Fernanda Penkala

***

Com duas perdas...me lembrei deste trecho lido da minha infância, resgatado no Museu da Lingua:

"...a vida, Senhor Visconde, é um pisca-pisca.A gente nasce, isto é, começa a piscar.Quem pára de piscar, chegou ao fim, morreu. Piscar é abrir e fechar os olhos – viver é isso.É um dorme-e-acorda, dorme-e-acorda, até que dorme e não acorda mais.A vida das gentes neste mundo, senhor sabugo, é isso. Um rosário de piscadas.Cada pisco é um dia.pisca e mama;pisca e anda;pisca e brinca;pisca e estuda;pisca e ama;pisca e cria filhos;pisca e geme os reumatismos;por fim, pisca pela última vez e morre.– E depois que morre – perguntou o Visconde.– Depois que morre, vira hipótese. É ou não é?"(Emilia em diálogo com o Visconde de Sabugosa, em Memórias de Emília de Moteiro Lobato, 1936)

Por hipótese, viraram estrelas, e vão ajudar a, mais do que iluminar, a reencantar esses tenebrosos tempos. Pois " se as coisas são inatingíveis...ora! não é motivo para não quere-las... Que tristes os caminhos, se não fora a mágica presença das estrelas! (Mario Quintana)

Silvio Yasui

Posted by Picasa

Nenhum comentário: