maio 23, 2008

Cadernos CEAS: programação para recebimento de artigos

Caro(a) Sr(a).,

Os Cadernos do CEAS sofreram alteração na programação original de prazos para recebimento de artigos, dada a mudança que fizemos no serviço de gráfica que utilizávamos. Uma nova versão de nossa chamada para artigos segue abaixo. Nos sentiríamos muito agradecidos com a mais ampla difusão desta chamada.

Como fazemos questão de ressaltar sempre, os Cadernos do CEAS mantém a mesma linha editorial, de apoio aos movimentos populares, desde 1969, sendo talvez a única revista do Nordeste a sustentar-se por tanto tempo com este perfil e a confiar apenas em seus assinantes como fonte de financiamento. Se os Cadernos do CEAS mantém viva esta perspectiva, é também graças à solidariedade daqueles que fazem coisas tão simples quanto estas:

a) divulgar os Cadernos do CEAS;

b) contribuir com artigos (veja a nossa "Mensagem aos Colaboradores" em http://www.ceas.com.br/colaboradores.asp);

c) fazer assinaturas (veja nossa página de assinaturas em http://www.ceas.com.br/assinaturas.asp);

d) indicar a leitura de artigos publicados nos Cadernos (veja nosso catálogo em http://www.ceas.com.br/cadernos.asp).Contamos com seu apoio e solidariedade!

Atenciosamente,

Manoel Nascimento

Equipe de Redação dos Cadernos do CEAS
http://www.ceas.com.br/

*************
Cadernos do CEAS
ISSN
0102-9711

Programação 2008 e chamada para artigos

1. O Centro de Estudos e Ação Social (CEAS)O Centro de Estudos e Ação Social (CEAS) é uma entidade jurídica sem fins lucrativos fundada em 1967, que busca contribuir para a superação da miséria e da exclusão. Atuando em regiões do Nordeste marcadas por situações históricas de pobreza e de dominação, o CEAS tem como eixo unificador de sua prática o fortalecimento da autonomia e do protagonismo dos públicos que acompanha. Nosso objetivo principal é desenvolver o que chamamos de trabalho de base: um trabalho político-educativo com setores populares, buscando alcançar o público mais desassistido, os extratos de renda mais baixa. Procuramos favorecer e incentivar a tomada de iniciativas próprias e autônomas por arte dos grupos populares com os quais trabalhamos, contribuindo para contradizer a nossa história de exclusão social e autoritarismo, onde as elites querem sempre decidir pelo povo.

2. Os Cadernos do CEASCom uma diversidade de opiniões e de propostas de trabalho, a atuação do CEAS inclui, além do assessoramento direto a grupos urbanos e rurais, a publicação de uma revista, os Cadernos do CEAS, revista trimestral lida por grupos populares, estudantes de diferentes níveis, intelectuais e assessorias dos movimentos sociais de várias partes do Brasil. Através da reflexão interdisciplinar, os artigos publicados nos Cadernos do CEAS desde 1969 apresentam, analisam e comentam a realidade brasileira; aprofundam aspectos importantes, denunciam formas de opressão e desigualdades sociais e apontam a iniciativa das classes populares como caminho para a superação da miséria e da exploração, na direção de uma sociedade mais justa e humana, de real participação democrática.

3. Programação dos Cadernos do CEAS para 2008

Os Cadernos do CEAS em 2008 serão publicados em dois formatos: uma edição aberta e três edições temáticas.

3.1.Edição n.º 229

A primeira edição do ano, sem tema central, é voltada para artigos inéditos, elaborados numa perspectiva crítica e que não se limitem a mera revisão bibliográfica, explicitando, portanto, a posição do(a) respectivo(a) Autor(a), focados na realidade brasileira ou na atuação de movimentos sociais de base brasileiros ou estrangeiros.

Esta edição já foi fechada e está na gráfica.

3.2.Edição n.º 230: CIDADES

Nossa edição n.° 230 será dedicada à reflexão sobre as conseqüências da matriz capitalista de desenvolvimento das cidades, com os seguintes subtemas:

a) Análise crítica do desenvolvimento recente das cidades;

b) Crítica às políticas capitalistas de urbanização;

c) Surgimento e estabelecimento das cidades globais;

d) Vida e luta das comunidades de periferias urbanas;

e) Movimentos sociais urbanos (luta por moradia, por transporte, por saneamento básico, por infraestrutura de serviços públicos, e pela reforma urbana em geral);

f) Violência urbana;

g) Cultura urbana no meio popular;

h) Marco regulatório da urbanização: planos diretores, legislação urbanística e sua aplicação política.

Os artigos para esta edição serão recebidos até o dia 25 de maio de 2008, impreterivelmente.

3.3. Edição n.° 231: PROJETO DE DESENVOLVIMENTO E MATRIZ ENERGÉTICA

Nossa edição n.° 228 pretende, a partir da experiência brasileira, refletir sobre as possíveis conseqüências sócio-ambientais do desenvolvimento econômico baseado em matriz energética fundada nos agro-combustíveis como substitutos do combustíveis fósseis. Essa edição abordará, ainda, os seguintes subtemas:

a) Impactos agrários e agrícolas dos agro-combustíveis (soberania alimentar, estrutura de propriedade da terra, reforma agrária, agricultura camponesa);

b) Aquecimento global (combustíveis fósseis, pressão dos agro-combustíveis e desmatamento da Amazônia, Cerrado e Caatinga);

c) Hidroelétricas na Amazônia;

d) Energias poluentes versus energia limpa.

A abordagem das várias questões enfatizará o papel dos Movimentos Sociais na resistência ao desenvolvimento social e ambientalmente destrutivo, bem como, o papel de sujeitos ativos,exercidos por eles, na concepção e ensaio de projetos alternativos de organização social e econômica, que contemplem a preservação dos bens naturais para a presente e futuras gerações.

Os artigos para esta edição serão recebidos até o dia 5 de agosto de 2008, impreterivelmente.

3.4. Edição n.º 232: ASSESSORIA A MOVIMENTOS POPULARES

Nossa edição n.º 232 pretende refletir sobre a experiência recente de assessoria a movimentos populares após o crescimento do assim chamado "terceiro setor", com os seguintes subtemas:

a) Assessoria e autonomia dos movimentos populares;

b) Metodologia do trabalho de assessoria a movimentos populares;

c) Papel das redes e articulações de entidades na atual conjuntura;

d) Conjuntura da cooperação nacional e internacional;

e) Financiamento público: análises, críticas e experiências;

f) O trabalho de assessoria a movimentos populares na América Latina: experiências e estudos de caso.

A abordagem das várias questões enfatizará o papel da autonomia dos Movimentos Sociais na construção e ensaio de projetos de desenvolvimento social e ambientalmente justos.

Os artigos para esta edição serão recebidos até o dia 5 de novembro de 2008, impreterivelmente.

4. Normas para publicação

Os Cadernos do CEAS estão abertos à publicação de artigos inéditos, elaborados numa perspectiva crítica e que não se limitem a mera revisão bibliográfica, explicitando, portanto, a posição do(a) respectivo(a) Autor(a). Os artigos serão submetidos à apreciação da Equipe Editorial da Revista, que analisa, discute e decide, majoritariamente, sobre a sua publicação. A Equipe Editorial, quando necessário, poderá sugerir ao(à) Autor(a) alterações formais em seu texto, a fim de adequá-lo às exigências da Revista.

Os artigos enviados para publicação devem conter entre 10 e 25 páginas, espaço 1,5 e 70 toques, acompanhado de síntese de, no máximo, 8 linhas. As resenhas de livros não devem ultrapassar 4 páginas. As notas de rodapé devem ser limitadas ao mínimo necessário.

Pede-se enviar uma breve apresentação da(o) Autor(a) e seu endereço para correspondência. No caso de envio de artigos em disquetes, sugere-se que estes estejam acompanhados decópia em papel; os originais não serão devolvidos ao(à) Autor(a), que terá direito a cinco (5)exemplares do Caderno em que foi publicado seu artigo.

Para maiores informações, envie e-mail para:
revista@ceas.com.br

ou faça contato com:

Cadernos do CEAS
Rua Aristides Novis, 101 - Federação, CEP 41210-630 - Salvador, Bahia (Brasil)

Fone: +55 71 3247-1232
Fax: +55 71 3332-0608
Posted by Picasa

Nenhum comentário: