junho 25, 2008

Em defesa de Ildebrando

Foto: Rogelio Casado - CAPS Silvério Tundis - Manaus-AM, 2006

Em defesa de Ildebrando

Risonildo Almeida, Secretário Estadual de Saúde, participava de um programa na TV Cultura. Interpelei-o, ao vivo, por telefone, em defesa de uma enfermeira, dispensada pelo poder municipal de Parintins por ter participado da campanha eleitoral de um candidato do PSDB. A punição era intolerável. A ação política fôra praticada fora do serviço de saúde. A indigitada criatura sequer usara ônibus para transportar eleitores, nem caluniava o adversário com acusações levianas, como, não raro, os “coronéis do barranco político” costumam usar tais instrumentos para cabular votos, usando de seus prepostos em vários níveis institucionais.

A autoridade do Secretário não foi o suficiente para mantê-la no exercício da atividade, o que só aconteceria com a vitória do candidato do PSDB.

Antes de participar da fundação do Partido dos Trabalhadores, formei uma convicção radical sobre a relação entre política partidária e serviços públicos. Sem uma ética, ela degenera em manipulação grosseira.

Desta vez, saio em defesa do enfermeiro Ildebrando Leite, afastado de um serviço de saúde mental, certamente não por quebra dos compromissos éticos com a Reforma Psiquiátrica brasileira. Ao contrário.

Ao interpelar a gerência do serviço onde trabalha, para que fossem oferecidas melhores condições de trabalho de modo que a qualidade da atenção não seja prejudicada, o que vem acontecendo, entre outras coisas, pelo número reduzido de profissionais naquele serviço, Ildebrando deu provas de maturidade profissional.

Como Coordenador Estadual de Saúde Mental, convivi com este jovem trabalhador da saúde no processo de capacitação da equipe do primeiro serviço substitutivo ao modelo manicomial de Manaus. Sei do seu compromisso. Silenciar seria aceitar a arbitrariedade.

Tanto quanto meus leitores, Agnaldo Costa, atual Secretário Estadual de Saúde, desconhece os detalhes desse lamentável episódio. Convido-os a visitar meu blog. Lá está disponível o documento que ensejou o imbróglio. Leiam e façam seu juízo.

Manaus, Junho de 2008.
Rogelio Casado, especialista em Saúde Mental
Pro-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA
www.rogeliocasado.blogspot.com

Nota do blog: Artigo publicado no jornal Amazonas em Tempo, no Caderno Raio-X, que sai todas às quartas-feiras.

Posted by Picasa

Nenhum comentário: