junho 26, 2008

Leia o boletim eletrônico do IBASE

Foto publicada no Boletim do IBASE
IBASE
27 anos democratizando a informação

Chacina da Providência

O coordenador do Ibase, Itamar Silva, chama a atenção para a falta de solidariedade da classe média com relação ao assassinato dos três jovens moradores da Providência e para a necessidade do Exército repensar o seu papel no controle da violência urbana.

Leia também:

Solidariedade emudecida

O ovo da serpente

O bárbaro episódio protagonizado no Rio de Janeiro pelos criminosos fardados do Exército é um sinal de que ultrapassamos o fundo do poço e nos aproximamos perigosamente das profundezas do horror totalitário.” Confira o artigo de Atila Roque, diretor do Inesc.

Mídias colaborativas repudiam “latifúndio digital”

Grupo de trabalho “Mídias colaborativas, novas mídias”, durante o 1º Fórum de Mídia Livre (FML), defende redes colaborativas entre produtores de mídia livre e a criação de um portal agregador de diversos conteúdos.

Sociedade civil aponta desafios para a revisão de Durban

Organizações e movimentos da sociedade se reúnem em encontro preparatório para a conferência regional de avaliação da Declaração e do Programa de Ação da Conferência de Durban, em Brasília, de 13 a 15 de junho. Confira os principais resultados.

Idéias, práticas e planos ideais

“A realização democrática municipal (...) é mais voltada para pequenas intervenções de grande impacto para coletividades territorialmente concentradas. Se não se compreende isto, torna-se difícil entender os resultados das urnas, que parecerão, aos nossos cegos olhos, irracionais, desqualificados, alienados.” Confira a crônica de Paulo d`Avila Filho.


Utopias, flacidez e blues

O jornalista e ator Alfredo Boneff fala de sua falta de crença em utopias: “mesmo desacreditado em utopias flácidas, acho que gente pode fazer muita coisa bacana enquanto navega sobre esse planeta insignificante. Inclusive cinema e teatro.” Ele tece seu pensamento entre poema do Brecht e entrevista com o cineasta Silvio Tendler, cujo próximo filme será “Utopia e barbárie”.

BNDES terá política de informação públicas

O BNDES comprometeu-se a divulgar uma política de informações públicas com cronograma de implementação. O compromisso foi assumido no dia 5 de junho, na sede do banco, por Paulo Mattos, chefe de gabinete do presidente Luciano Coutinho.

AGENDE-SE

Inesc lança game virtual Jogo da Cidadania para familiarizar crianças e jovens com as noções de orçamento e de distribuição de recursos públicos.
Fase convoca grupos juvenis a participarem de projeto voltado para a defesa e promoção de direitos.
Estão abertas, até 31 de julho, as inscrições para o Programa Endeavour de bolsas de estudo na Austrália
.
Estão abertas, até 26 de julho, as inscrições para a Mostra Audiovisual Visões Periféricas 2008
.

Leia outras notícias no Agência Ibase

Ibase - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas
Av. Rio Branco, nº 124, 8º andar - Centro - Rio de Janeiro - CEP 20040-916
Telefone: (21) 2178-9400
Posted by Picasa

Nenhum comentário: