junho 26, 2008

O lacerdismo boçal de Clovis Rossi

O lacerdismo boçal de Clovis Rossi

25 Jun 2008

Prezado Clovis Rossi, tu te tornaste um velho chato ranheta insuportável. Seus textículos me irritam mesmo quando falas mal de tucanos. Ontem (25/06), por exemplo. Você contribuiu para esse preconceito anti-democrático e colonial contra a política. Você ataca o cinismo dos políticos, usando como exemplo o abraço de Alckmin em Serra. Diz que, se não fossem cínicos, dariam facadas uns nos outros!!!!! Aí você explica, como bom cretino que és, que não fala de facadas reais, mas verbais. Óóóó. És tão correto! Explica as coisas tão direitinho.

Agora lutas contra o cinismo no mundo? Engraçado isso. Muito engraçado. Aí a teu lado, na redação, encontrarás exemplos muito melhores do que o hipócrita abraço tucano. Eles são politicos e acho extremamente medíocre, infantil e boçal da tua parte afirmar que eles, para serem sinceros, deveriam esfaquear-se em público.

Teu lacerdismo desceu alguns degraus. Cansado de bater no Lula, agora resolveste bater no Serra. Mas não tem jeito. É o mesmo preconceito arrogante contra a política e os políticos, como se os jornalistas fossem uma raça superior.

Termino citando pela milésima vez o texto com o qual Espinoza abre o seu tratado político. Trata-se de uma espinafrada anti-moralista nos filósofos, e vale para intelectuais e jornalistas.

"Os filósofos concebem as emoções que se combatem entre si, em nós, como vícios em que os homens caem por erro próprio; é por isso que se habituaram a ridicularizá-los, deplorá-los, reprová-los ou, quando querem parecer mais morais, detestá-los. Julgam assim agir divinamente e elevar-se ao pedestal da sabedoria, prodigalizando toda espécie de louvores a uma natureza huamana que em parte alguma existe, e atacando através de seus discursos a que realmente existe. Concebem os homens, efetivamente, não tais como são, mas como eles próprios gostariam que fossem. Daí por consequência, quase todos, em vez de uma Ética, hajam escrito artigos satíricos, e não tinham sobre Política nenhuma idéia que pudesse ser posta em prática, devendo a política, tal como a concebem, ser tomada por Quimera, Utopia de uma idade de ouro sem instituições humanas e seus defeitos inevitáveis.

Por isso, entre todas as ciências que tem aplicação, é a política o campo em que a teoria passa por diferir mais da prática, e não há homens que se pense menos próprios para governar o Estado do que os teóricos, quer dizer, os filósofos".

Fonte: Óleo do Diabo
Posted by Picasa

Nenhum comentário: