julho 16, 2008

Campanha de apoio ao Tribunal Penal Internacional

Querid@s amig@s,

Pela primeira vez na história um chefe de estado poderá ser preso por genocídio. Omar Al Bashir foi o responsável pela morte de centenas de milhares de pessoas em Darfur. Seu indiciamento é um sinal de esperança para o mundo, mostrando que a justiça chega até nos conflitos mais sangrentos. Clique abaixo:

Veja a campanha

Essa semana a Tribunal Penal Internacional (TPI) indiciou o Presidente do Sudão Omar Al Bashir por genocídio. Ele é acusado da morte de centenas de milhares de pessoas no Sudão na região de Darfur e encurralando as mulheres e meninas sobreviventes em campos de concentração horríficos onde, longe dos olhos do mundo, elas são estupradas sistematicamente até o seu povo ser completamente destruído.

O regime do Al Bashir está agora ameaçando aterrorizar ainda mais o povo de Darfur e a missão de paz da ONU. Só há uma chance de prender Al Bashir, se governos, principalmente africanos e árabes, concordarem em ajudar o Tribunal Penal Internacional a prender o Al Bashir.

Somente a prisão de Al Bashir pode garantir que o terror nos campos de estupro de Darfur acabe. Muitos dos países vizinhos do Sudão são países muçulmanos onde o estupro é um crime inaceitável. A Avaaz está lançando uma campanha de mídia na região, pedindo apoio dos governos para o Tribunal Penal Internacional. Um anúncio de página inteira em um jornal no Egito por exemplo custa 3.000 Euros, portanto se conseguirmos 50.000 Euros poderemos espalhar nossa mensagem por toda a região. Clique para ver a campanha:

www.avaaz.org/po/save_darfur/?cl=111027211&v=1929

Muitas pessoas da comunidade internacional estão preocupados que o indiciamento do Al Bashir irá comprometer o processo de paz em Darfur. Essas preocupações são somente uma desculpa daqueles que negociam petróleo e armamentos com o Sudão. Há ainda aqueles que tem a preocupação legítima sobre a segurança no país, temendo uma retaliação do governo, mas as vítimas de Darfur concordariam que trazer justiça para Al Bashir é mais importante. Eles viram o Al Bashir quebrar todos os acordos que ele assinou nos últimos 20 anos e que não haverá paz enquanto um genocída tiver o poder de cometer seus crimes novamente.

O Tribunal Penal Internacional simboliza um passo gigante para a garantia dos direitos humanos, pois tem o poder de indiciar qualquer pessoa que cometer crimes contra a humanidade. Seu procurador-chefe Luis Moreno Ocampo é argentino e tem juízes do Brasil, Latvia e Gana. Essa é a primeira vez que o ICC indiciou um chefe de estado, servindo de exemplo para outros criminosos em massa. Precisamos apoiar essa importante iniciativa do TPI para que o mundo veja que a justiça pode chegar até nos conflitos mais sangrentos da África. Darfur precisa de nós, apóie a campanha:

www.avaaz.org/po/save_darfur/?cl=111027211&v=1929

Com esperança,

Ricken, Mark, Graziela, Pascal, Paul, Veronique, Iain e Ben - e toda a equipe Avaaz

Saiba mais: Darfur - A crise explicada:
http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/prospect/2007/02/22/ult2678u70.jhtm

O que é o Tribunal Penal Internacional:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Corte_penal_internacional

Promotor do TPI pede prisão de presidente do Sudão:
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2008/07/14/promotor_do_tpi_pede_prisao_de_presidente_do_sudao-547233207.asp

Comunidade internacional reage ao pedido de prisão contra presidente sudanês:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u422586.shtml

------------------------------------------------------

SOBRE A AVAAZ

Avaaz.org é uma organização independente sem fins lucrativos que visa garantir a representação dos valores da sociedade civil global na política internacional em questões que vão desde o aquecimento global até a guerra no Iraque e direitos humanos. Avaaz não recebe dinheiro de governos ou empresas e é composta por uma equipe global sediada em Londres, Nova York, Paris, Washington DC, Genebra e Rio de Janeiro. Avaaz significa "voz" em várias línguas européias e asiáticas.Por favor adicione avaaz@avaaz.org para sua lista de endereços para garantir que você continue recebendo os nossos alertas. Ou se você prefeir deixar de receber nossos alertas
clique aqui

Para entrar em contato com a Avaaz não responda para esse email, escreva para info@avaaz.org, ou envie correspondência para 260 Fifth Avenue, Nova York - NY 10001 EUA. Avaaz.org está presente também em Washington, Londres, Rio de Janeiro e ao redor do mundo.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: