julho 30, 2008

Ladies and gentlemen, com vocês Marcus Vinicius, pé-de-valsa e ideólogo da luta antimanicomial

Foto: Rogelio Casado - O comendador e a dama cearense - Olinda-PE, 26.07.2008

Para o relicário: Comendador de N.S. de Santana dos Diferentes Marcus Vinícius de Oliveira Silva (título concedido pela Câmara dos Vereadores de Caicó, 2002) e Núbia, do Ceará.

Nota do blog: Marcus Vinícius é psicólogo, integrou a Comissão Organizadora do II Congresso Nacional de Trabalhadores de Saúde Mental, em Dez.87/Bauru/SP; integrou a Coordenação Executiva Nacional do Movimento Nacional de Luta Antimanicomial de 1987 a 1989; foi um dos articuladores da Reunião de Rearticulação/Reorganização do Movimento Antimanicomial, em 1990/Salvador/Bahia; foi o coordenador da realização do I Encontro Nacional da Luta Antimanicomial, em Set.1993, em Salvador/Bahia; foi o primeiro representante do Movimento Antimanicomial na Comissão Nacional de Reforma Psiquiátrica na CNS, em 1994/1995; esteve presente no II, IV e V Encontro Nacional de Entidades de Usuários e Failiares; esteve presente em todos os cinco Encontros Nacionais do Movimento da Luta Antimanicomial. Apesar dessa intensa participação, recusa os estereótipos do dinossauro e da capa preta, mantento a perspectiva igualitária, companheira e solidária, na paixão comum pela causa da luta antimanicomial. Texto escrito em 2001 e reescrito em Out/2002.

Fonte: "O movimento da luta antimanicomial e o movimento dos usuários e familiares", in Loucura, Ética e Política: escritos militantes, Casa do Psicólogo/Conselho Federal de Psicologia, São Paulo, 2003.

Posted by Picasa

Nenhum comentário: