julho 23, 2008

Onda de assassinatos de líderes sindicalistas na Colômbia continua

Bogotá - Colômbia
Onda de assassinatos de líderes sindicalistas na Colômbia continua

A onda de assassinatos e desaparecimentos de líderes sindicais e opositores do governo da Colômbia continua. No último dia 15, foi encontrado o corpo do presidente do Sindicato de Serviços Públicos de Bogotá, Guillermo Rivera. Ele estava desaparecido desde o dia 22 de abril. O assassinato ainda não foi esclarecido, mas as entidades sindicais desconfiam que a Polícia Nacional esteja envolvida no caso.

Os sindicalistas questionam também a omissão do Estado colombiano na investigação dos fatos. Na Colômbia existem cerca de 15 mil desaparecidos forçados e quatro milhões de refugiados. O assassinato de líderes de movimentos populares e de oposição política ao governo também acontece recorrentemente.

Um relatório da Confederação Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras das Américas mostra que neste ano já foram registrados 26 assassinatos de trabalhadores sindicalizados. A Confederação chama a atenção para as outras violações cometidas, como 225 atentados contra líderes sindicais e 193 casos de desaparecimento forçado no mesmo ano. Também em 2008, mais de 3,7 mil sindicalistas receberam ameaças de morte.

Os dados registrados de 1986 a 2008 mostraram pelo menos 9.310 violações à vida, à liberdade e à integridade. Deste total, 26% ocorreram no atual governo de Álvaro Uribe.

De São Paulo, da Radioagência NP, Juliano Domingues.

18/07/08

Fonte: Radioagência Notícias do Planalto
Posted by Picasa

Nenhum comentário: