julho 18, 2008

TELECONFERÊNCIA inédita une cinco pontos e quatro municípios em três Estados

Sexta, 18 de Julho de 2008, 14h21

TELECONFERÊNCIA inédita une cinco pontos e quatro municípios em três Estados

O Pólo de Telemedicina da Amazônia, sediado na Escola Superior de Ciências da Saúde da UEA, realizou, pela primeira vez, uma teleconferência transmitida ao vivo para todo o Brasil. A transmissão uniu cinco pontos, sendo dois em Manaus, um em Parintins, outros dois em Brasília e Campinas.

A transmissão foi gerada para todo o Brasil pelo Amazonsat, nesta quinta, 17, às 20h, no programa Encontro com o Povo, com participação do secretário estadual de Saúde, Agnaldo Costa e do médico Cleinaldo Costa, um dos coordenadores do Pólo de Telemedicina da UEA. “A Telemedicina surge como ferramenta integradora na atenção primária executada de forma correta”, analisou o secretário de Saúde. O programa será reprisado nesta sexta, às 17h30, horário de Manaus.

Em Campinas, participaram a reitora da UEA, Marilene Corrêa, e o coordenador do Pólo de Telemedicina da Unicamp, Marcos Nolasco. “O projeto mostrou ser capaz de superar desafios inimagináveis. De superar a geografia e a história ”, destacou a reitora. “Estamos aprendendo a fazer telemedicina com a experiência de segunda opinião que vocês estão implantando no Amazonas”, destacou Nolasco.

No outro ponto em Manaus, no Pólo de Telemedicina da UEA, participaram o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA, Rogelio Casado; os médicos Jonas Ribas e Assis Almeida. “Nosso desafio agora é levar essa experiência para todos os municípios do Amazonas”, avaliou o pró-reitor.

A médica Nádia Betti participou a partir da unidade do Pólo de Telemedicina da UEA instalado no município de Parintins. Formada pela UEA, Nádia relatou a experiência de tratamento de um paciente no município. “Ele tem um histórico de uma úlcera na perna há mais de 13 anos”, explicou a médica. Tratado com o auxílio de especialistas em Manaus, deve ter alta em mais dois meses. Em 2007, foram 140 atendimentos a partir do pólo, instalado no Centro de Saúde Irmão Francisco Galliane. Dos 140 atendimentos, sete foram confirmados como câncer de pele e outros três estão sendo investigados.

Fechando o circuito da transmissão, militares do Ministério da Defesa, em Brasília, destacaram o papel da Telemedicina como fator de integração numa região de logística diferenciada, como a Amazônia. Participaram o tenente-coronel Marcelo Fontanari e o contra-almirante Jorge Mendes e o engenheiro Ronaldo Domingues.

Criado por iniciativa da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade de São Paulo (USP), com o apoio do Conselho Federal de Medicina, Ministério da Saúde e Ministério das Comunicações, o Pólo de Telemedicina da Amazônia consolida-se como ferramenta pedagógica para formação dos futuros médicos, enfermeiros e odontólogos, e como instrumento de apoio às políticas públicas de saúde.

Fonte: Portal da UEA

Nota do blog: O Programa Encontro com o Povo será reprisado pelo AmazonSAT nos seguintes dias e horários: sexta (18/07) - 18h30; sábado (19/07) - 07h30; domingo (21h00). (Horários de Brasília).

Posted by Picasa

Nenhum comentário: