agosto 19, 2008

Ônibus 174 no projeto Cineoteca em Mesquita

Agosto 18, 2008

Ônibus 174 no projeto Cineoteca em Mesquita

Capitão do BOPE que mediou o seqüestro do Ônibus 174 debaterá em Mesquita.


No dia 12 de junho de 2000 o país foi paralisado por quatro horas. Transmitido ao vivo por várias emissoras de televisão, o drama do seqüestro do ônibus 174 foi acompanhado por milhões de brasileiros. Neste dia, na linha de frente estava o então Capitão do BOPE André Batista, que posteriormente foi co-autor do livro "Elite da Tropa", que deu origem ao filme "Tropa de Elite".

"Ônibus 174" e o Major PM André Batista serão o filme e o convidado do projeto "Cineoteca - Cidadania na Tela", promovido pelo grupo Cochicho na Coxia no dia 30 de agosto, a partir das 19 horas na Biblioteca Comunitária Oscar Romero em Mesquita. Esta terceira edição do "Cineoteca" também terá a participação no debate da socióloga Lene de Oliveira, coordenadora da ONG de direitos humanos ComCausa, que atua na Baixada Fluminense.

A Biblioteca Comunitária Oscar Romero fica na Rua Elpídio, 530 - Vila Emil, em Mesquita. A entrada é franca.

Ônibus 174

O documentário foi o primeiro filme dirigido por José Padilha (de Tropa de Elite) e conta a história do seqüestro do 174 paralelamente à história de vida do seqüestrador Sandro Nascimento, intercalando imagens da ocorrência policial feitas pela televisão e depoimentos de várias pessoas, entre elas vitimas que sobreviveram ao seqüestro, amigos de Sandro, policiais, do próprio Batista e estudiosos sobre violência como o antropólogo Luiz Eduardo Soares.

Ônibus 174 recebeu 4 indicações ao Grande Prêmio Cinema Brasil, ganhou o prêmio de Melhor Filme - Documentário,no Festival do Rio BR 2002 e o Prêmio Adoro Cinema 2002 de Melhor Documentário.

Contato:(21) 3045-6642 / 8578-1194

www.comcausa.org.br/cineoteca
_______________________________________
http://www.consciencia.net/
Posted by Picasa

Nenhum comentário: