novembro 29, 2008

Seminário Estadual de Saúde Mental: o censo psicossocial e os desafios para a desinstitucionalização


Clique para ampliar
Nota do blog: No Brasil, em todos os lugares é grande o desafio em avançar a Reforma Psiquiátrica. Daí quando saltamos obstáculos, grande é a satisfação dos trabalhadores de saúde mental neles envolvidos. É caso de São Paulo, onde será realizado um seminário que se propõe a apresentar e discutir os resultados de um grande trabalho ali desenvolvido: O Censo Psicossocial dos moradores dos hospitais psiquiátricos do Estado de São Paulo.

Regina Bichaff é quem manda o recado: “Sem perder o rumo do que queremos, frente aos ataques dos opositores da Reforma, defenderemos o cuidado, a atenção psicossocial e a vida em liberdade para aqueles que historicamente se mantém excluídos das possibilidades de exercício de sua cidadania”. Boa sorte, Regina.


No Amazonas, está em curso o Censo da População Psiquiátrica. Para tanto, durante minha gestão na coordenação do Programa Estadual de Saúde Mental, conseguimos do Ministério da Saúde R$ 180.000,00 em 2007. Brevemente, os gestores de Manaus e de alguns municípios do Amazonas terão à disposição o perfil sócio-econômico e clínico dos usuários dos serviços públicos, e desta forma terão dimensionados os territórios que necessitam da implantação de Centros de Atenção Psicossocial. Misture a esse ingrediente um pouco de vontade política e poderemos caminhar para o fim no modelo de atenção baseado no hospital psiquiátrico e seus ambulatórios medicalizadores.

Um detalhe curioso: se tivessemos realizado um Seminário como o proposto em São Paulo, certamente não teríamos como resultado o Censo Psiquiátrico. É que aqui no Amazonas tem muito reformista de araque, sem senso, disposto mais a destruir o que se faz arduamente do que construir um caminho sólido para a substituição do modelo de atenção em Saúde Mental. Como diria o Macaco Simão: "Nóis sofre, mas nóis goza".


* * *


Seminário Estadual de Saúde Mental: o censo psicossocial e os desafios para a desinstitucionalização

17 e 18 de dezembro de 2008

IEP do Hospital Sírio Libanês


A institucionalização de pessoas com transtornos mentais em hospitais psiquiátricos constitui, na atualidade, um dos principais desafios da Reforma Psiquiátrica em curso no contexto do SUS. Frente a essa problemática, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo instituiu um Grupo de Trabalho, que utilizou a estratégia de realização de um censo psicossocial dos pacientes moradores em hospitais psiquiátricos do Estado de São Paulo, para a construção de propostas de desinstitucionalização dessas pessoas. Este seminário tem como objetivo promover a divulgação dos resultados desse trabalho para os gestores, trabalhadores de saúde e sociedade civil, com a finalidade de envolver e comprometer os vários atores no desencadeamento das ações necessárias para sanar a dívida histórica e social para com esses moradores, de modo a assegurar o cuidado e a reabilitação psicossocial, reafirmando o direito à moradia, ao exercício de cidadania e à inclusão social desses cidadãos.


Inscrições: de 28 de novembro a 10 de dezembro no site: www.saude.sp.gov.br
Posted by Picasa

Nenhum comentário: