dezembro 26, 2008

Porto Alegre: OAB faz vistoria no Instituto Psiquiátrico Forense

Instituto Psiquiátrico Forense de Porto Alegre
Nota do blog: Perguntinha que não quer calar: "Esse quadro de abandono só acontece em Porto Alegre; e nos demais estados da federação?"
24/12/2008 e 25/12/2008 N° 15829zh

PORTO ALEGRE

OAB faz vistoria no IPF

Uma comissão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RS) vistoriou na terça-feira as instalações do Instituto Psiquiátrico Forense (IPF), localizado no bairro Partenon, em Porto Alegre. Os advogados constataram condições precárias de higiene e infra-estrutura deficiente.

Com capacidade para 441 detentos, o IPF abrigaria mais de 700 pessoas, segundo o presidente da OAB, Claudio Pacheco Prates Lamachia.

"Essa pessoas estão sendo negligenciadas. Pelo menos 30 estão em condições subumanas. No pátio para o banho de sol, só existe mato e uma fossa a céu aberto", contou ele.

Segundo Lamachia, a vistoria autorizada pela Justiça ocorreu após a OAB receber reclamações. Ele afirma que presos usam de pedaços de colchões para fazer a higiene pessoal devido à falta de papel higiênico.

Nos próximos dias, a OAB deve estudar que medida adotará:

"Podemos até pedir a interdição".

O diretor do IPF, Rogério Cardoso, disse que, há algum tempo, recebe recursos insuficientes:

"Os pacientes dessa ala, em função de suas patologias, costumam depredar tudo. Recentemente o esgoto entupiu, mas abrimos licitação".

Fonte: Zero Hora
Posted by Picasa

Nenhum comentário: