janeiro 24, 2009

Conheça Urucará, município do Estado do Amazonas

Urucará - Amazonas - Brasil
Urucará - Dos 62 municípios amazonenses, poucos estão interligados por rodovias. O caminho natural no estado do Amazonas são os seus rios. Pouquissímos ultrapassam os 100 mil habitantes, mesmo contabilizando a população urbana e a rural. É o caso de Urucará, que está entre esses pequenos municípios em número da habitantes, numa extensa faixa territorial.

Saiba mais sobre esse município, distante de Manaus - capital do Estado do Amazonas - a pouco menos de 300 km.

***

Cidades

Urucará, município do Amazonas

História

Em 1814, Crispim Lobo Macedo fundou à margem do rio Amazonas a povoação Santana da Capela, que experimentou progresso nos anos seguintes. Em 03 de maior de 1880, pela Lei Provincial no. 462, foi criada a freguesia de Santana da Capela. Em 12 de maior de 1887, pela Lei Provincial no.744, a sede da freguesia é elevada a vila, como sede do município é criado então Urucará. Em 28 de novembro de 1930, pelo Ato Estadual no. 45, o município é suprimido e seu território anexado ao de Itacoatiara. Em 1935, com a reconstitucionalização do estado, o município de Urucará é restabelecido. Em 31 de março de 1938, pelo Decreto-Lei Estadual no. 68, a sede do município recebe foros de cidade. Em 24 de dezembro de 1952, pela Lei Estadual no. 226 foi criada a comarca de Urucará. Em 10 de dezembro de 1981, pela Emenda Constitucional no. 12, Urucará perdeu parte de seu território em favor do novo município de São Sebastião de Uatumã.

Aspectos Econômicos

Sua produção agropecuária é baseada no cultivo de mandioca, cacau, maracujá, banana, guaraná, milho e feijão. A pecuária é representada principalmente por bovinos e suínos, com produção de carne e de leite destinada ao consumo local. A pesca é praticada de forma artesanal. Destaca-se na extração de palha branca, cipó titica e madeira.

Infra-estrutura Social

A Secretaria de Estado da Saúde (SUSAM), mantém na sede do município, uma Unidade Mista, destinada a prestar atendimento de pronto-socorro, maternidade, atendimento cirúrgico, odontológico e hospitalar para a população local e da periferia.

A Secretaria de Estado da Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC) mantém na sede do município três estabelecimentos, ministrando ensino médio e fundamental:

* Escola Estadual Professor Lázaro RamosRua Deusdeith Libório Ramos n° 262 - São Jorge
* Escola Estadual Ramalho JúniorRua Coronel Pinto n° 233 - São José
* Escola Estadual Balbina MestrinhoRua Coronel Pinto s/n° 216- AparecidaA Polícia Militar mantém um efetivo de um Sargento (delegado), um Cabo e 6 soldados destinados à manutenção da ordem e segurança pública.

Infra-Estrutura Básica

A produção e distribuição de energia estão a cargo da Companhia Energética do Amazonas (CEAM), que mantém no município uma usina a diesel com 4 grupos geradores, somando uma potência total de 1.676 KVA.

A captação e o abastecimento de água, estão a cargo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A captação é do tipo subterrânea com 1 reservatório do tipo elevado com capacidade para 100m3.Os serviços de telefonia no Município estão a cargo da TELEMAR, que mantém uma agência no município, operando com os serviços de DDD. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), mantém uma agência para receptação e distribuição de correspondências, bem como os serviços postais necessários à população.

Localização

Situado na Região do Baixo Amazonas. Distante da capital do estado 270 km em linha reta e 281 por via fluvial.

Limita-se com os municípios de São Sebastião do Uatumã, Itapiranga, Presidente Figueiredo, Nhamundá, Urucurituba e com o Estado de Roraima.

Eventos Culturais

Festa da padroeira, Sant’Ana, realizada em julho;Festa do Aniversário da Cidade, em 12 de maio;Festa do Divino Espírito Santo, realizada nos meses de maio e junho.

Administração

Prefeito: Antônio Taumaturgo Caldas Coelho

Vice - Prefeito: Almir Fernandes Guimarães

Prefeitura Municipal: (092) 3571-1283 / 3571-1688

Correios: 0(xx) 92 571-1215

Serviço

Área Territorial: 28.028 km²

Clima: Tropical chuvoso e úmido.

Temperatura: máxima de 36ºC e mínima de 24ºC.

Altitude: 17 m acima do nível do mar.

Coordenadas Cartesianas: situa-se a 2º 27` 36``de latitude sul e a 57º 47` 12`` de longitude a oeste de Greenwich.

População: 21.000,00 habitantes.

Fonte: SEGOV-AM

***

Nota do blog:
Algumas informações estão desatualizadas. Por exemplo, não é mencionada a precença do Núcleo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Posted by Picasa

7 comentários:

Anônimo disse...

Essa cidade é uma das,cidades maís bacanas de manaus tenho muita vontade de conhecer por lá adorei a história dela.

Michel disse...

Eu gostei muito de ir nessa cidade pretendo ir muitas vezes...

nikinha disse...

aiii.. que saudade mto... mto... mto... mto... + mto boua de se viver nessa cidade...quem ainda naun conhece precisa ir, pois quem
vai naun quer mais voltar....
isso eh que cidade...

Anônimo disse...

Meu pai nasceu lá, eu morei nesta cidade de 1985 a 1987. Depois disso, eu a visitei algumas vezes.

Kádia Eneida disse...

Que legal Rogélio. Hj pesquisando Urucará na net, eis que me deparo o Picica falando sobre a cidade. Acompanho seu blog, mas não conhecia este artigo. Quando saí de Urucará tinha 12 anos, mas desde então nunca passei um ano sem voltar ao meu local de origem. Antes nas férias escolares, hoje, além da Festa do Divino vou em feriados. Meu vinculo com essa cidade é profundo, minha família ajudou a construí-la, nas décadas iniciais de vila até transformar se na cidade de Urucará, os Libórios. Tirei meu título de eleitor lá, sendo assim não perco a relação com minha cidade jamais. A luta dos que lá estão, também é a minha luta. Salve, salve Urucará.

franklin andrade disse...

morei em urucara desde o meu primeiro segundo de vida,,, cresci sabendo que cidade igual ha ela nao ha.... um povo alegre.....solo de muita riqueza.... um lugar propriamente unico....ha 3 anos me mudei de la. vim para a capital lutar por meus objetivos...... mas confesso que tenho muitas saudades daquele otimo lugar.....tudo que tenho a dizer é .... que quem nunca foi a esse lugar....visiti... pois é um lugar inesquecivel......

almir disse...

Gostei dos comentários sobre a cidade, também sou filho dese lugar maravilhoso, de gente hospitaleira e honrados, voltarei a esse lugar e contribuir com meu povo quando formado. Avante urucaraenses!