janeiro 30, 2009

Ontem foi o Dia Nacional da Visibilidade dos Travestis

Foto: Rogelio Casado - Weydman Henriques - Manaus-Am, abril/2008

ATRAAM – Associação das Travestis do Amazonas
CNPJ nº 08.246.326/0001 – 05
Inscrição Municipal: n. 11928601

A Associação das Travestis do Amazonas - ATRAAM iniciou seus trabalhos em 20 de junho de 2006, tendo suas atividades voltadas aos DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA, ASSISTENCIA SOCIAL.

A Associação das Travestis do Amazonas - ATRAAM em manifestação ao Dia Nacional da Visibilidade das Travestis protocolizou na terça feira 27 de janeiro de 2009 Ofício ao Órgão responsável: Secretaria Estadual de Educação do Amazonas – SEDUC/AM – Protocolo n. 2580/09, SOLICITANDO a adoção do PRENOME social de Travestis, tendo sempre como fundamentação a prevalência do sexo psicológico do individuo.

O Dia 29 de Janeiro é o dia da visibilidade das Travestis. O Dia da Visibilidade Travesti é uma referência ao lançamento da primeira campanha de cidadania desenvolvida especificamente para a comunidade. A campanha “Travesti e Respeito” que foi lançada pelo Programa Nacional de DST e Aids do Ministério da Saúde, em 2004, com o objetivo de sensibilizar os educadores e profissionais de saúde e motivar travestis para a cidadania e auto-estima.

Apesar do reconhecimento das Travestis como mais uma manifestação da diversidade sexual, ainda sofre cotidianamente as conseqüências da TRANSFOBIA que podem ser definida como o medo, a aversão, ou o ódio irracional às Travestis.

Em todos os Estados da Federação diversas manifestações de Instituições não governamentais e governamentais são realizadas nessa data, para que a população brasileira respeite com dignidade e consciência os direitos de “Cidadania” das Travestis, combatendo com seriedade à TRANSFOBIA[1].

Haverá nas cidades: Manaus/AM, São Paulo/SP, Campinas/SP, Rio Preto/SP, Curitiba/PR, Salvador/BA, São Sebastião do Passe/BA, Vitória/ES, Goiânia/GO, Palmas/TO, Picos/PI, Teresina/PI, Porto Alegre/RS, Novo Hamburgo/RS, Pelotas/RS, Aracaju/SE, Porto Velho/RO, Belém/PA, Boa Vista/RR, Maceió/AL, Natal/RN, Fortaleza/CE, Caucaia/CE, Florianópolis/SC, Tubarão/SC e outros, uma grande manifestação das Organizações não Governamentais – ONG´s da República Federativa do Brasil, com diversas atividades para a celebração do Dia 29 de Janeiro – Dia da Visibilidade das Travestis.

Eng.a Civil Weydman Henriques
Presidente da ATRAAM – Associação das Travestis do Amazonas

[1] Transfobia Individual: um sistema de crenças pessoais ( um preconceito), de que se deve sentir pena das minorias sexuais enquanto seres infelizes, incapazes de controlar seus desejos; ou de que se deve odiá-las;
Transfobia Interpessoal: ocorre quando um viés ou preconceito pessoal afeta as relações entre indivíduos, transformando o preconceito em seu componente afetivo – a discriminação;
Transfobia Institucional: refere-se às formas como governos, empresas e organizações educacionais, religiosas e profissionais discriminam sistematicamente com base em orientação ou identidade sexual.


Rua 40c Quadra 130 n. 016 Bairro Amazonino Mendes - Cep 69099-190 (Fone 8118-1417)
Manaus – Amazonas
Email: weydman@bol.com.br

Nenhum comentário: