março 04, 2009

Jornalismo de políticas públicas sociais: abertas as inscrições

Rádio Muda - Unicamp - Campinas-São Paulo-Brasil
Nota do blog: Enquanto a UFRJ realiza curso de formação continuada para jornalistas, comunicadores profissionais e lideranças, na Unicamp a Radio Muda - radio livre - continua lutando para voltar ao ar depois do lacre da Polícia Federal. Vou dar picica: "Dá pra articular um abaixo-assinado de apoio à Radio Muda, em nome da liberdade de comunicação? Vamulá, maninho!"

Jornalismo de políticas públicas sociais: abertas as inscrições

O curso promovido na UFRJ pela ANDI e NETCCON visa contribuir para o salto qualitativo do ensino e formação continuada de jornalistas, comunicadores profissionais e lideranças.

Inicia no próximo dia 09 de Março, ocorrendo sempre às segundas, das 9h30 às 13h, o Curso de Extensão e Disciplina Jornalismo de Políticas Públicas Sociais-JPPS, criado em 2007/1 pelo Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Comunicação e Consciência-NETCCON.ECO.UFRJ em convênio com a Agência de Notícias dos Direitos da Infância-ANDI, e que ocorre no Auditório da Central Multimídia da Escola de Comunicação da UFRJ, no Campus UFRJ da Praia Vermelha.

Formado por palestras, mesas-redondas e dinâmicas presenciais (classe e extra-classe) e virtuais de agregação solidária de rede, este curso de ponta é gratuito e objetiva contribuir para o salto qualitativo do ensino de Jornalismo e de Comunicação, bem como para a formação continuada de jornalistas e comunicadores profissionais e lideranças. Isto é feito através de profunda e diversificada reflexão e prática pró-ativas sobre os diversos aspectos que envolvem e fundamentam a cobertura das políticas públicas sociais em geral, e de políticas para a infância e adolescência em particular, de maneira a fazer avançar em rede, e portanto de maneira coletiva, o vigor das políticas públicas e a responsabilidade que os comunicadores têm em relação a elas.

São os seguintes os palestrantes e participantes das mesas-redondas desta quinta edição: Heloísa Buarque de Hollanda, Marcus Vinicius Faustini, Giuseppe Cocco, Gustavo Barreto, Rita Freire, Adriano Belisário, Andreas Behn, João Roberto Ripper, Guillermo Planel, Renata Souza, Cláudia Santiago, Maurício Hora, Oona Castro, Ronaldo Lemos, BNegão, Cláudia Verde, Flávia Oliveira, Antonio Góis, Carmen Lozza, Evandro Vieira Ouriques, Veet Vivarta, Jacinta Rodrigues, Guilherme Canela, Bia Barbosa, Leonardo Mello, Cristina Rego Monteiro da Luz, Sandra Korman, Isabella Henriques, Regina de Assis, Deodato Rivera, Giancarlo Summa, Ladislau Dowbor, Lúcia Araújo (a confirmar), Suzana Blass e Rosa Alegria.

As pessoas interessadas em participar do Curso precisam ser jornalistas, comunicadores, lideranças sociais e organizacionais e estudantes de áreas conexas, como Ciências Humanas e Sociais, bem como cidadãos dedicados a aprofundar suas experiências de vida e carreira, desde que comprometidas com o vigor do “espírito público”, de maneira a que aprofundem a contribuição que já vêm dando através da sua atual prática profissional e/ou social para a construção responsável, no presente, de um futuro sustentável para este País e para o mundo.Os interessados podem escrever para o Prof. Evandro Vieira Ouriques, coordenador-geral do Curso e do NETCCON.ECO.UFRJ (evouriques@terra.com.br), com cópia para monitora do mesmo, Deborah Rebello Lima (deborahrebellolima@hotmail.com) solicitando a Ficha de Inscrição, que deverá ser devolvida, para estes dois e-mails, preenchida, juntamente com cópia do Curriculum Vitae. Haverá uma seleção com base nas informações prestadas. Os selecionados participam do Curso e passam a integrar a Rede JPPS, perene, colaborativa e solidária, que continuará a trocar experiências, conhecimentos e experiências e que hoje já com cerca de 450 jornalistas, comunicadores e lideranças sociais e organizacionais.

Maiores informações podem ser obtidas diretamente com o Prof. Evandro Vieira Ouriques pelo cel. 21.9205.1696. Confira a programação do curso clicando aqui

Fonte: www.consciencia.net/agencia
Posted by Picasa

Nenhum comentário: