março 31, 2009

Mário Ypiranga Monteiro – Um historiador e seu tempo

Mário Ypiranga Monteiro

Nota do blog: Em nome da memória do grande historiador Mário Ypiranga Monteiro, apelo aos seus familiares para liderar um movimento que reponha o nome das nossas ruas e avenidas em seus devidos lugares. A começar pela Av. Mário Ypiranga Monteiro, conhecida até hoje como Av. Recife. Mário Ypiranga Monteiro merece todas as homenagens de seus conterrâneos, pela importância da sua obra. Tanto que o professor José Ribamar Bessa Freire da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, numa conversa informal, afirmou que a obra do historiador mereceria um cuidadoso estudo. O que não tem cabimento é mudar os nomes das ruas em que os manauaras homanegeiam os estados e suas capitais, e que ultimamente estão sendo substituídos em detrimento da memória e da história da cidade de Manaus.

*****

Quarta Literária

Com dez anos de atividade e realizada sempre na primeira quarta-feira de cada mês, a Quarta Literária do mês de abril comemora, no próximo dia 1.º, o centenário do historiador Mário Ypiranga Monteiro. A palestra em sua homenagem será ministrada pelo escritor Francisco Gomes da Silva.
O objetivo da Quarta Literária é, por meio da troca de experiências e leituras, formar novos leitores. Após as discussões há sorteio de livros e é servido o Chá Poético. O evento tem início às 18h30, no Espaço Cultural Valer, altos da Livraria Valer, situado na Rua Ramos Ferreira, 1195, Centro. A entrada é franca!
Com o tema “Mário Ypiranga Monteiro – Um historiador e seu tempo”, Francisco Gomes fará um histórico do trabalho notável que o professor Mário Ypiranga Monteiro realizou no Estado, especialmente traduzindo em estudos críticos a história de Manaus, seus monumentos e suas datas mais significativas. Após essas colocações, Francisco Gomes espera estabelecer um debate sobre algumas inquietações sobre a história do Amazonas. Para ele, há alguns erros que vêm sendo repetidos há mais de 200 anos, como por exemplo relatos sobre as viagens dos missionários aos confins do Rio Tarumã. Estarão presentes no evento a família e amigos de Mário Ypiranga Monteiro para prestar-lhe homenagens.


· Perfil do Palestrante

Francisco Gomes da Silva é advogado, membro do Instituto Histórico e Geográfico do Amazonas e da Academia Amazonense de Letras. Em 1965 lançou, aos 19 anos, o livro Itacoatiara: Roteiro de uma Cidade. Mais tarde publicou, inúmeras obras, dentre elas: Cronografia de Itacoatiara volumes 1 e 2; Administrações municipais; Presença do Poder Judiciário no Município de Itacoatiara e Pedro Gomes, meu pai, uma obra sobre a genealogia de sua família.

· Mário Ypiranga Monteiro – Um historiador e seu tempo

Em Manaus, no dia 23 de janeiro de 1909, nasceu Mário Ypiranga Monteiro. Em 1927 começou suas atividades literárias como poeta e contista. Era Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito do Amazonas. Firmou sua reputação como professor, historiador e jornalista. Com mais de 200 obras publicadas, tornou-se referência como pesquisador apaixonado pela terra em que nasceu e viveu até os 95 anos. Foi casado durante 66 anos com Ana dos Anjos Monteiro, com quem teve quatro filhos. Pertenceu a inúmeras instituições culturais, destacando-se a Academia Amazonense de Letras, da qual chegou a ser presidente. Profundo conhecedor das manifestações folclóricas regionais, possui diversas obras no campo do folclore, da história e dos estudos literários.

Evento: Quarta Literária
Tema: Mário Ypiranga Monteiro – Um historiador e seu tempo
Palestrante: Francisco Gomes
Data: 1.º de abril de 2009
Horário: 18h30min
Promoção: Livraria e Editora Valer
Local: Espaço Cultural Valer - Rua Ramos Ferreira, 1195 – Centro.
Contatos: Valer – 3635-1324 / Francisco Gomes – 9988-8305

Posted by Picasa

Nenhum comentário: