março 05, 2009

Martha Falcão entra na luta contra o Porto das Lajes

Foto: Rogelio Casado - Faculdade Martha Falcão - Manaus-Am, 04.03.2009
Martha Falcão adere à luta ambiental

Uma adesão de peso aconteceu na tarde de ontem. A Faculdade Martha Falcão tornou-se a primeira instuição de ensino universitário particular a entrar na luta contra a construção do Porto das Lajes.

Passavam das 16h00 quando Ademir Ramos, antropólogo e professor da Universidade Federal do Amazonas - UFAM, responsável pelo Núcleo de Cultura Política do Amazonas - NCPAM; Lúcia Butel, economista, e Rogelio Casado, Pro-Reitor de Extensão da Universidade do Amazonas - UEA; todos integrantes da Associação Amigos de Manaus - AMANA, foram gentilmente recebidos pela coordenadora pedagógica dos cursos da Faculdade Martha Falcão, professora Maria de Lourdes Hawat. Na pauta da discussão o histórico do Movimento SOS Encontro das Águas, o estado em que se encontra essa luta cidadã e a perspectiva do envolvimento daquela instituição de ensino.

O encontro foi possível graças a mediação do professor de filosofia Amecy Bentes, que vislumbrou a articulação do movimento social com a única faculdade particular que dispõe de uma cadeira de Direito Ambiental. Neste cenário, os militantes foram surpreendidos posivitamente com o total apoio da instituição.

Seminários

Concretamente, a Faculdade Martha Falcão participará de uma série de seminários propostos pela comunidade organizada do Bairro do Aleixo, que, sob a liderança do padre Orlando Barbosa, vem resistindo na luta contra a destruição do patrimônio paisagístico do Encontro das Águas, cujas imagens correm o mundo inteiro.

Os temas do seminário serão construídos através de audição dos interesses da comunidade, mas sabe-se que entre eles estarão legislação ambiental, organização social e qualidade de vida.

Há uma expectativa de que o curso de Mestrado em Direito Ambiental da UEA venha colaborar com o movimento social. Seu coordenador, professor Fernando Dantas, foi o primeiro professor a se manifestar numa audiência pública contra a construção do Porto das Lajes.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: