março 11, 2009

O caso do Porto das Lajes: Martha Falcão dá exemplo na luta contra a destruição do meio ambiente

Nota do blog: Há quem pense que faculdades particulares foram criadas para atender elites capazes de pagar "o olho da cara" por um curso universitário. Pior. Dizem as más línguas que o interesse dessa elite é ter um diploma pendurado na parede. Esses críticos ressentidos esquecem de dizer que milhares de trabalhadores, à falta de acesso ao ensino público gratuito, usam grande parte do seu salário para ter acesso ao ensino privado. Coisas da política de educação universitária no Brasil. O fato é que, nessas escolas parte do corpo docente vieram de universidades públicas. Muitos deles, aposentados, usam da experiência adquirada em anos de docência, de luta pela valorização do trabalho do professor para oferecer o melhor aos alunos do ensino privado. É o caso da Faculdade Martha Falcão. Na noite de ontem, para um auditório repleto, foi projetado um filme cujo enredo está na ordem do dia para os manauaras. Enquanto na tela Julia Roberts luta contra uma empresa que tinha contaminado a água de uma pequena cidade, na platéia professores e alunos, estimulados por um filme tão oportuno, discutiram a projeção dos impactos que a construção do porto das Lajes terá sobre um dos símbolos da identidade cultural dos amazonenses: o Encontro das Águas. Mais do que um patrimônio paisagístico agredido, é a vida da comunidade do lago do Aleixo que está sob risco; de um lado pela possibilidade de construção do porto das Lajes, de outro pela expansão do Distrito Industrial da Zona Franca de Manaus. Ali mesmo, os alunos começaram a assinar o abaixo-assinado proposto pela AMANA-Associação Amigos de Manaus, que, junto com outras entidades da sociedade civil organizada e de lideranças comunitárias, está à frente da construção do movimento SOS Encontro das Águas. Você pode assiná-lo neste blog.

Erin Brockovich, Uma Mulher de Talento

Julia Roberts trabalha em uma agência de advocacia que se envolve numa investigação sobre a contaminação da água de uma pequena cidade. Com direção de Steven Soderbergh (Sexo, mentiras e videotape). Vencedor do Oscar de Melhor Atriz.

Ficha Técnica

Título Original: Erin Brockovich

Gênero: Drama
Tempo de Duração: 145 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2000
Site Oficial: http://www.erinbrockovich.com/
Estúdio: Jersey Films
Distribuição: Universal Pictures / Columbia TriStar Pictures
Direção: Steven Soderbergh
Roteiro: Susannah Grant
Produção: Danny DeVito, Michael Shamberg e Stacey Sher
Direção de Fotografia: Edward Lachman
Desenho de Produção: Philip Messina
Direção de Arte: Christa Munro
Figurino: Jeffrey Kurland
Edição: Anne V. Coates

Elenco


Julia Roberts (Erin Brockovich)
Albert Finney (Ed Masry)
Aaron Eckhart (George)
Marg Helgenberger (Donna Jensen)
Cherry Jones (Pamela Duncan)
Veanne Cox (Theresa Dallavale)
Peter Coyote (Kurt Potter)
Scotty Leavenworth (Matthew)
Conchata Ferrell (Brenda)
Cybill Sheperd

Sinopse


Erin (Julia Roberts) é a mãe de três filhos que trabalha num pequeno escritório de advocacia. Quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto. A partir de então, utilizando-se de todas as suas qualidades naturais, desde a fala macia e convincente até seus atributos físicos, consegue convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de 333 milhões de dólares.

***

Fonte: http://www.adorocinema.com/

Posted by Picasa

Nenhum comentário: