abril 13, 2009

Documentário “Mataram Irmã Dorothy” estreia no dia 17 de abril


Abril 13, 2009

Documentário “Mataram Irmã Dorothy” estreia no dia 17 de abril

Filme revela os bastidores do controvertido julgamento dos assassinos da missionária americana, que teve novos desdobramentos na última terça-feira (7).



No dia 17 de abril, estreia nos cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belém o documentário “Mataram Irmã Dorothy”, sobre o assassinato da freira Dorothy Stang, executada brutalmente com seis tiros, em 2005, em Anapu, interior do Pará.

O filme, dirigido pelo americano Daniel Junge e narrado pelo ator Wagner Moura, revela os bastidores do julgamento dos assassinos da missionária americana, investigando as razões de sua morte e os verdadeiros mandantes do crime.

Em 2008, “Mataram Irmã Dorothy” venceu o Prêmio do Público e Grande Prêmio do Júri no Festival South by Southwest; recebeu Menção Honrosa do Júri no FIC Brasília; e participou das seleções oficias do Festival do Rio e Mostra Internacional de São Paulo.

Nesta terça-feira, dia 7, aconteceram novas reviravoltas no caso: o Tribunal de Justiça do Pará acaba de anular o julgamento, ocorrido em maio de 2008, que absolveu o fazendeiro Vitalmiro Bastos de Moura, o Bida, um dos acusados de ser mandante do crime, assim como o julgamento que condenou Rayfran das Neves Sales, apontado como executor do assassinato, a 28 anos de prisão.

No caso de Bida, a promotoria alega que a defesa usou uma prova ilegal ao exibir um vídeo em que outro participante do crime, Amair Feijoli da Cunha, o Tato, inocenta o fazendeiro. Tal prova foi incluída nos autos sem o conhecimento do Juiz e do Ministério Público.

No caso de Rayfran, os desembargadores acreditam que a avaliação dos jurados tenha sido prejudicada porque, na época do julgamento, a promotoria não conseguiu provar a qualificadora de promessa de recompensa. Para o Tribunal de Justiça do Pará, se isso tivesse ocorrido, a pena de Rayfran poderia ser maior.

Novos julgamentos para ambos os acusados ainda devem ser marcados pela Justiça. Veja abaixo o trailer do filme.

MATARAM IRMÃ DOROTHY (They Killed Sister Dorothy)
de Daniel Junge. Documentário. Estados Unidos / Brasil, 2008. 94min.
Narração de Wagner Moura


Em fevereiro de 2005, a irmã Dorothy Stang, de 73 anos, foi brutalmente assassinada. Ativista na defesa do meio ambiente e das comunidades carentes exploradas por madeireiros e donos de terra na Amazônia, a freira americana foi executada com seis tiros no interior do Pará. O documentário revela os bastidores do julgamento dos assassinos de Dorothy e investiga as razões de sua morte e seus verdadeiros mandantes. Por trás do drama criminal, vem à tona o legado de seu trabalho humanitário na floresta brasileira.

***

Fonte: [www.consciencia.net/agencia]

Nenhum comentário: