abril 13, 2009

Carta à Comunidade UFAM

Prezado Amigo(a),

A Universidade Federal do Amazonas, um dos mais sólidos patrimônios da sociedade na Amazônia, caminha celeremente para a insignificância. Freqüentando páginas de escândalos na imprensa, descolada das demandas concretas do seu entorno, afastada da interlocução com outras instituições da sociedade, carente de propostas integradas para o desenvolvimento regional, refratária às conseqüências de processos gerenciais que impedema aplicação de milhões de reais a beneficio público, assistindo cursos tradicionais serem ameaçados de fechamento e com seus gestores cooptando apoios na base do compadrio, não demorará muito para que comecemos a nos envergonhar dela.

A quem cabe mudar esse quadro? Somente nós - os professores, técnicos ealunos - podemos estancar essa agonizante descida da nossa outrora respeitada instituição. E não devemos minimizar nossa responsabilidade perante tal desafio. O ato de votar para reitor, no próximo dia 14/04, mais do que exercício de democracia, mais do que um burocrático dever de rotina institucional, definirá o que haverá de ser a UFAM nos próximos anos: será a voz da inovação, respeitada e pertinente; ou será a expressão do atraso, desacreditada e ausente? Por essas reflexões é que resolvemos disputar pelo voto a reitoria denossa Universidade. Não como projeto pessoal, mas atendendo um chamado da consciência e de grande grupo de professores, técnicos e alunos que, sem perceberem alternativas consistentes entre os candidatos da primeira hora, convidaram-nos para essa empreitada visando despertar a Universidade Federal do Amazonas para reconstruí-la e recuperar sua respeitabilidade. Buscaremos, certamente, pelo nosso passado de comprometimento integral, lutar pela nossa Universidade. Não só nos embates políticos para preservar sua gratuidade, a escolha livre de seus dirigentes, a pluralidade ideológica de suas dinâmicas e a conquista de condições para sua eficiência, como também pelo exercício eficaz de funções gerenciais nos mais diferentes níveis de sua estrutura organizacional, inclusive a deReitor.

Infelizmente, o presente processo eleitoral foi construído para evitar a comparação face a face entre os candidatos. Isso nos impediu de apresentar e debater nossas propostas para demonstrar que o nosso programa tem qualidades diferenciadas. Nele você encontrará um eixo central: arecuperação e a ampliação da Universidade; um vetor para frente em relaçãoao ensino, à pesquisa e à extensão, dando um sentido de completude com propostas que se integram e se completam. Tudo isso fundamentado pela visão da experiência que acumulamos em nossa história profissional.

Apesar do diagnóstico, há fundadas esperanças. Juntaram-se a nós, espontaneamente, centenas de vozes e agora fazem um coro que se agiganta acada dia.

JUNTE-SE A NÓS.
Nossa universidade merece e precisa de seu interesse nesta hora decisiva.

Cordiais saudações.

Nelson Fraiji e Arminda Mourão
Candidatos Chapa 33

PENSE 33, DIGA 33, VOTE 33, SEJA 33 !

*****

Nota do blog: Já o meu cumpadre Ribamar Bessa quer "Uma reitora para a Ufam".

Posted by Picasa

Nenhum comentário: