abril 27, 2009

Mais uma morte num hospital psiquiátrico de Pernambuco, que resiste ao fechamento

Fotografia postada em profile.myspace.com
A SAÚDE MENTAL EM PERNAMBUCO DE LUTO, NA LUTA.
NÚCLEO DA LUTA ANTIMANICOMIAL PE (filiado à Rede Nacional Internúcleos de Luta Antimanicomial)

MAIS MORTES EM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO DE PERNAMBUCO


Pernambuco // Homicídio


Polícia não tem pistas de quem matou paciente psiquiátrico

Publicado em 21.04.2009, às 13h51
Do JC Online Com informações da Tv Jornal

A polícia ainda não tem pistas de quem matou, na madrugada desta terça-feira (21), um paciente do Hospital Psiquiátrico José Alberto Maia, em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. O corpo só foi encontrado, no pátio da unidade, no início da manhã.

Segundo a polícia, Severino Fernando de Miranda Filho, 37 anos, estava alterado na segunda-feira (20) e chegou a tomar remédios. Ele estaria mexendo nos objetos de outros pacientes, por isso acredita-se em vingança. Severino foi morto a pedradas.

Notícias
/ Polícia / Homicídio
Terça - 21/04/09 10h18

Paciente de hospital psiquiátrico em Camaragibe é morto por outro interno

O crime aconteceu na madrugada desta terça-feira (21); a vítima foi morta a pedradas

Da Redação do pe360graus.com

Um paciente matou outro na madrugada desta terça-feira (21), no Hospital Psiquiátrico José Alberto Maia, em Camaragibe, Região Metropolitana do Recife. O crime aconteceu por volta das 2h.

De acordo com a polícia, Severino Fernandes de Miranda Filho, 37 anos, foi assassinado a pedradas dentro da ala masculina da unidade. O autor do crime não foi identificado.

A coordenadora da enfermaria, Maria dos Prazeres, informou que o corpo de Severino de Miranda Filho foi encontrado no pátio. Ela disse que a vítima ainda estava viva e chegou a ser socorrido no próprio hospital, mas faleceu.

"Ele teve traumatismo craniano, mas ainda não é possível dizer a causa da morte", declarou Maria dos Prazeres.

Aguarde...

Comentário(s) dos leitores
Este é um espaço cedido para fórum público, que não representa a opinião do Diario de Pernambuco. As mensagens abaixo são de responsabilidade exclusiva dos internautas que as enviaram.

"É uma vergonha o que vem acontecendo no Hospital Alberto Maia. As autoridades têm conhecimento e a sociedade faz de conta que não é com ela. O Governador sabe mais que ninguém o que vem acontecendo...Temos denunciado aos quatro cantos do mundo...Não vamos calar...A SAÚDE MENTAL EM PERNAMBUCO DE LUTO NA LUTA. Estamos à disposição da família para cobrarmos JUSTIÇA. Delegado procurando culpado? Foi a omissão do Governo do Estado, diretor do hospital, médico, que veio de outro planeta e não conhece a trajetóra de terror, mortes, violências e violação de direitos aos pacientes ali encarcerados. VAMOS ATÉ A CÔRTE INTERNACIONAL QUE JÁ RECOMENDOU O FECHAMENTO DESTE MANICÔMIO."
Nelma Melo - NÚCLEO DA LUTA ANTIMANICOMIAL PE

***

PALAVRAS AO VENTO...

14.05.08 (Atentar para a data de pulicação desta matéria)

Governador discute situação dos manicômios em Pernambuco

Roberto Pereira/ SEI

“Estou à disposição para ajudar na construção de um novo modelo, para reversão do quadro atual no tratamento psiquiátrico dos internos em manicômios no Estado, fazendo de uma forma responsável e articulando com os municípios”, com essas palavras, o governador Eduardo Campos recebeu os representantes do Núcleo da Luta Antimanicomial de Pernambuco, nessa quarta-feira (14), no Palácio do Campo das Princesas.

O grupo entregou ao governador um diagnóstico da situação dos pacientes mentais do Estado. Nelma Melo, coordenadora do Núcleo, se disse satisfeita com a recepção dada pelo governador às reivindicações da luta: “O balanço do encontro com o governador foi muito positivo. Ele está sensível com a nossa luta e ficou de dar o apoio necessário. Ficou claro que ele entende a lógica do modelo que se precisa mudar”.

Alternativas como a implantação de um maior número de residências terapêuticas, de Centros de Atenção Psicossocial – Capes – de centros de convivência e de hospitais emergenciais estão sendo propostas pelo grupo. Atualmente, cerca de três mil pessoas recebem tratamento especializado nos 15 hospitais psiquiátricos do Estado, a grande maioria na Região Metropolitana do Recife. Desses pacientes, 60% são internos. Segundo Nelma Melo, a intenção é trazer esses pacientes para o convívio social dando alternativas de renda e emprego e também, oferecendo um tratamento mais ligado com as políticas de direitos humanos.

PASSEATA – Nesta sexta-feira (16), será realizada a 4ª Caminhada da Luta Antimanicomial. A concentração será no Parque 13 de maio, na frente da Biblioteca Pública, às 8h, e a dispersão será no Marco Zero. A organização estima que duas mil pessoas participem do evento, que fará uma parada no Palácio das Princesas para entregar a representantes do Governo do Estado uma carta de reivindicações feita por pacientes e profissionais da área, que estão engajados na luta antimanicomial em Pernambuco.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: