abril 25, 2009

Projeto da UEA apresenta cartografia social de comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia

Foto: Rogelio Casado - Alfredo Wagner - Manaus-Am, 2007

Projeto da UEA apresenta cartografia social de comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia

Mais de 80 indígenas dos municípios de Maués, Rio Preto da Eva e Manaus e Quilombolas do município de Novo Airão e de comunidades tradicionais de Manaus participam, nesta segunda-feira, do lançamento de publicações do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia/Novas Cartografias Antropológicas, desenvolvido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), por meio do Núcleo Cultura e Sociedades Amazônicas vinculado ao Centro de Estudos Superiores do Trópico Úmido. Evento será realizado às 9h, no auditório da Reitoria - Avenida Djalma Batista, 3.578 - Flores.

Os livros são: Terra Urbana e Território na Pan-Amazônia, 2009; Estigmatização e Territórios, que reúne uma série de artigos de pesquisadores da UEA, Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Fiocruz, sobre o mapeamento social de indígenas da cidade de Manaus; Plano IIRSA - Iniciativa de Integração Regional Sul-Americana na visão da sociedade civil Pan-Amazônica, 2009; e Terras Indígenas nas Cidades, que trata sobre o mapeamento social de uma comunidade indígena intitulada Beija-Flor, localizada no município de Rio Preto;

Os fascículos: Ribeirinhos e Agricultores do Lago do Cururu, em Manacapuru, da coleção Movimentos Sociais, Identidade Coletiva e Conflitos, com 24 fascículos; “Comunidade Beco dos Pretos”, do bairro Morro da Liberdade, em Manaus; Indígenas nas cidades de Manaus, Manaquiri e Iranduba, que aborda o processo de territorialização dos Sateré-Mauwé. O fascículo faz parte da coleção Movimentos Sociais e Conflitos nas cidades da Amazônia, que já reúne 23 fascículos. Indígenas na cidade de Rio Preto da Eva, que traz a cartografia social da Comunidade Indígena Beija-Flore, Rio Preto da Eva; Movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis (LGBT) Manaus-Amazonas; e Artesãs Indígenas do Alto Rio Negro em Manaus (AMARN).

Além de duas apresentações artísticas de grupos indígenas, a programação inclui a participação de representantes das comunidades indígenas Beija-Flor, do município de Rio Preto da Eva; do Movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis (LGBT) Manaus; da Associação dos Remanescentes de Quilombo de Novo Airão; da Comunidade Indígena Y’Apyrehyt; do Beco dos Pretos; e da Associação de Desenvolvimento Rural da Comunidade São João dos Cordeiros.

A mesa de abertura do evento será composta pela reitora da UEA, Marilene Corrêa; pró-reitora de Ensino de Graduação da UEA, Ednéia Mascarenhas; coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFAM, Deise Lucy Montardo; diretora técnico-científica da FAPEAM, Elisabete Brocki; e pelo coordenador do Projeto Novas Cartografias Antropológicas e do Núcleo Cultura e Sociedades Amazônicas do Centro de Estudos Superiores do Trópico Úmido da UEA, Alfredo Wagner Berno de Almeida.

Coordenado pelo antropólogo Alfredo Wagner Berno de Almeida, o projeto está realizando um trabalho de mapeamento social dos Povos e Comunidades Tradicionais na Amazônia. Pretende-se privilegiar para tanto a diversidade das expressões culturais combinadas com distintas identidades coletivas objetivadas em movimentos sociais.

-------------------------------------------------
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/UEA
3214-5784 / 9167-1332 / 8118-1622
Posted by Picasa

Nenhum comentário: