junho 26, 2009

28 de JUNHO de 2009 – Dia do Orgulho LGBT

Foto postada em dialogospoliticos.wordpress.com

28 de JUNHO de 2009 – Dia do Orgulho LGBT

Atividades de Comemoração nos Estados


(Correções, inclusões e atualizações serão bem vindas)

História do Dia 28 de Junho

No mundo inteiro, tradicionalmente celebra-se o chamado Dia do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) no dia 28 de junho.

A significância do Dia 28 de Junho é que marca o início do movimento moderno LGBT em prol da liberdade de expressão e igualdade de direitos deste segmento da população.

Em 28 de junho de 1969, ocorreu, na cidade de Nova York, o que veio a ser conhecido como a Rebelião de Stonewall. Stonewall era (e ainda é) um bar de frequência LGBT que sofria repetidas batidas policiais sem justificativa.

Naquele dia, os frequentadores se revoltaram contra a polícia e o tumulto que se seguiu durou três dias, mudando para sempre as atitudes repressivas das autoridades perante as pessoas LGBT e dando início à luta pela igualdade de direitos de LGBT.

Todo ano desde então esta data é celebrada por meio de paradas e outros eventos culturais, numa expressão de orgulho - e não de vergonha - de assumir publicamente a orientação sexual e identidade de gênero LGBT.

No Brasil as Paradas do Orgulho LGBT começaram a se tornar um importante momento de expressão e visibilidade desta população a partir de 1995.

Realizadas inicialmente apenas nas capitais maiores, com crescente participação a cada ano, em 2008 chegamos a ter pelo menos 178 paradas em todo o País, inclusive em muitas cidades do interior.

A Parada de São Paulo de 2009 participação com estimadas 3,1 milhões de pessoas na Avenida Paulista e na Rua da Consolação, tornando-se a maior parada do orgulho LGBT do mundo.

Veja o calendário das Paradas do Orgulho LGBT de 2009 http://www.abglt.org.br/port/paradas2009.php


BAHIA

Salvador
Atividades do GGB na Bahia
1) Sessão na Câmara Municipal de Salvador, proposição do GGB e da Vereadora Olívia Santana (PC do B). Acontece segunda-feira 29/06/09 – Exposição da bandeira gay na fachada da Câmara Municipal, uma das mais antigas das Américas com culturais com palco armado a frente da Câmara Municipal, recital, musica, denúncia a partir das 14Hs. Varal da homofobia com fotos, fatos e nomes das vitimas de violência homofobia na Bahia e no Brasil. Sessão às 17hs - Plenário Cosme de Farias.
2) Leitura de moção na Assembléia Legislativa da Bahia pelo Deputado João Carlos Bacelar.
3) Entre outras atividades

O Presidente da Comissão Especial da Promoção da Igualdade da Assembléia Legislativa da Bahia deputado Bira Corôa e o Fórum de Grupos LGBT da Bahia tem a honra de convida-lo(a) para a Audiência Pública pelo “28 de Junho” – Dia Internacional do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais(LGBT). O evento acontecerá no dia 16 de Junho, às 10h, na sala das Comissões Herculano Menezes.


CEARÁ

Fortaleza – CE
28/06/2009 - X Parada pela Diversidade Sexual do Ceará. (Av. Beira Mar) grab.@uol.com.br http://www.sagasgrab.blog.spot.com/


28 DE JUNHO
DIA MUNICIPAL DA CONSCIÊNCIA LGBT
“FORTALEZA DE TODAS AS CORES”

PROGRAMAÇÃO

PERÍODO: 25, 26, 27 e 28 de junho de 2009.

25 DE JUNHO – DIA DE AÇÃO AFIRMATIVA

8h às 12h – Café Cultural/Debate sobre “Diversidade Sexual e Homofobia Institucional” com servidor@s LGBT da Prefeitura Municipal de Fortaleza com participação do movimento LGBT
Local: FUNCI - Parque da Liberdade(Anfiteatro Cidade da Criança )

14h – Seminário “As Paradas e as perspectivas contemporâneas do movimento LGBTT brasileiro” promovido pelo Movimento LGBTT
Local: Auditório do Centro Cultural Dragão do Mar

Obs.: Um ônibus equipado com computadores estará estacionado na FUNCI para que todos possam votar na Campanha Não - Homofobia que recolhe assinaturas digitais pela aprovação do PLC 122/2006, que criminaliza a Homofobia.

26 DE JUNHO – DIA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇO

8h às 12h - Balcão da Cidadania LGBT com stand de prestação de serviços gratuitos para população.
Local: Praça do Ferreira

8h às 18h – Campanha “Fique Sabendo” Coordenação Municipal de DST/Aids de Fortaleza - SMS.
Local: Praça do Ferreira

14h às 22h - Feira Mix - Organizada pelo movimento LGBTT
Local: Praça do Ferreira

17h – Esquetes teatrais e apresentações de dança sobre temática LGBT, seguidas de debate.
Local: SESC São Luiz

Obs¹.: Um ônibus equipado com computadores estará estacionado na Praça do Ferreira para que todos possam votar na Campanha Não- Homofobia que recolhe assinaturas digitais pela aprovação do PLC 122/2006, que criminaliza a Homofobia.


27 DE JUNHO – DIA DE AFIRMAÇÃO DA CULTURA LGBTT

9h às 18h – Campanha “Fique Sabendo” Coordenação Municipal de DST/Aids de Fortaleza - SMS.
Local: Praça do Ferreira

a partir das 09h - Oficina: Construindo a Visibilidade Lésbica na Parada pela Diversidade Sexual
Local: Galpão do Carry (Rua José Avelino, do lado do "Hey Hol")
Realização: Movimento de Mulheres Lésbicas e Bissexuais do Ceará

9h às 14h – Oficinas culturais e exibição de vídeos/debates
Local: Praça do Ferreira

10h às 16h - Feira Mix - Organizada pelo movimento LGBTT
Local: Praça do Ferreira

14h ás 18h – Apresentações culturais
Local: Praça do Ferreira

a partir das 19h - Festa da X Parada Pela Diversidade Sexual do Ceará
Local: Praça do Ferreira

Obs¹.: Um ônibus equipado com computadores estará estacionado na Praça do Ferreira para que todos possam votar na Campanha Não- Homofobia que recolhe assinaturas digitais pela aprovação do PLC 122/2006, que criminaliza a Homofobia.

Realização: Coordenadoria de Políticas Públicas para Diversidade Sexual da Prefeitura de Fortaleza e Movimento LGBTT
Informações: 3105.1643 (Coordenadoria de Políticas Publicas para Diversidade Sexual)


Semana da Diversidade Sexual na UFC

Tema: De Stonewall a Atualidades -
O que comemorar?

· Terça: dia 23
Mesa I: Concepções de Gêneros e Sexualidades: Em busca da identidade
Local: Bosque da Letras
Horário: 18:30 hs

· Quarta: dia 24
Exibições de curtas e documentários
Local: Bosque da Letras
Horário: 18:30

· Quinta: dia 25
Mesa II: De Stonewall à atualidades : bandeiras, conquistas, desafios, limites e contradições do Movimento LGTTTB

Local: Bosque da Letras
Horário: 18:30
Organização: Divers@s - Movimento Pela Diversidade Sexual da UFC
laudenisgomes@yahoo.com.br


Iguatu – CE
O Dia do Orgulho Gay e da Livre Expressão Sexual será comemorado em 28 de junho no município de Iguatu, no Centro-Sul do Ceará. A Câmara Municipal aprovou por unanimidade a proposta da data - uma luta da Associação de Homossexuais de Iguatu e Região Centro-Sul. Agora, faz parte do calendário oficial de eventos de Iguatu.


GOIÁS

Goiânia-GO
27/06 - 09 às 17 horas
No Café prevenção
Primeira Conferencia livre LGBT de Segurança Pública de Goiás
Promoção - ABGLT, AGLT, Eles por Eles, Fórum de Transexuais, ApoLGBTGO.
info: http://www.lgbtt.blogspot.com/


MINAS GERAIS

Alfenas – MG
20 a 28 de junho - V SEMANA SUL MINEIRA DA DIVERSIDADE SEXUAL
28 DE JUNHO - VI PARADA DO ORGULHO LGBTTTS DO SUL DE
MINAS

A aguardada Semana Sul Mineira da Diversidade Sexual abre oficialmente neste sábado (20/6) às 20horas na sede da ONG com a 4ª GAYPIRA. Comidas típicas, muito quentão, vinho quente e quadrilha esperam os participantes com entrada gratuita. Pelo sexto ano consecutivo, Alfenas sedia a PARADA DO ORGULHO GLBTTTS do Sul de MInas. Durante nove dias, entre os dias 20 e 28 de junho, uma programação intensa será disponibilizada com debates, palestras, apresentações culturais, lançamentos de livros, exposições temáticas e muita festa. A iniciativa é do Movimento Gay de Alfenas e região sul de Minas - MGA.

Em Alfenas existe a Lei Municipal No 3.472, sancionada em 12 de dezembro de 2002, que institui o 28 de junho como Dia Municipal de Combate à Homofobia. A data é emblemática, especialmente neste ano que celebra os 40 anos da revolta de Nova York (EUA). Em 1969, um grupo de homossexuais que freqüentava o bar Stonewall Inn, naquela cidade, resolveu protestar contra as freqüentes batidas policiais e prisões. Desde então, o episódio é considerado um marco na luta pelos direitos das pessoas LGBT.

Esporte também tem vez na Semana da Diversidade. No domingo, dia 21, as 14 horas no Ginásio Poliesportivo "Tancredo Neves" acontece o III JOGOS DA DIVERSIDADE. Este ano, uma partida inédita com futebol de salão. De um lado, um time de machões da cidade e do outro, time formado por travestis e transsexuais. Vale a pena.
Nas modalidades, ainda, volley e queimada vão esquentar a tarde de domingo. Também ENTRADA FRANCA.

E como arte e a cultura são instrumentos poderosos de reflexão, a Semana continua com uma EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA na Estação Alfenas. A abertura da Exposição será num coffee break, as 8:30 de segunda, dia 22/06. A mostra continua na casa até dia 30 de junho. As fotografias são do fotógrafo de São José do Rio Preto - SP, Walter Antunes e o conceito de Fábio Takahashi. A exposição acontece de 14 as 19 horas diariamente. O título da mostra é "INTERIORES: DIVERSIDADES"

Na terça, 23, acontece a primeira apresentação da peça "Todo amor que houver nessa vida".
O que você faria se descobrisse que o grande amor da sua vida está com os dias contados?
"Todo Amor que Houver Nessa Vida" conta a história de Brian O´Connor (Rogério Garcia), professor universitário que descobre ser portador de uma doença degenerativa. Casado com o artista plástico Johann Weiss (Filippo Leandro), eles lutam para vencer a doença e o preconceito num país cercado de moralismos e contradições: os Estados Unidos da América da última década do século passado.
Mas engana-se quem pensa que "Todo Amor que Houver Nessa Vida" é uma peça ativista, didática ou que levante bandeiras. A única bandeira levantada no texto é a do amor entre esses dois personagens, um sentimento universal que deve ser livre de barreiras e rótulos.
“Todo Amor que Houver Nessa Vida” é a primeira direção teatral da atriz e cantora Zezé Motta. Sua direção prima pela sensibilidade e sutileza que o tema sugere, levando para cena personagens ao mesmo tempo críveis e viscerais, o que completa a construção de um espetáculo cujo tema é universal e para o qual todos vivemos intensamente: o amor.
Estamos aqui para isso. Para que todos possamos sentir "Todo Amor que Houver Nessa Vida".
Que assim seja!
E a semana continua assim:

O quê: FEIRA DA DIVERSIDADE
Quando: Quarta, 24/6; Quinta 25/6 e Sexta 26/6 de 17h as 22h.
Onde: Centro Vivencial da Terceira Idade - Antiga Rodoviária
DJs, Shows de Drags, Barracas, Mostra de curtas e longas, Campanha MGA SOLIDÁRIO, Tenda da Prevenção.

O quê: COQUETEL - 5º TROFÉU MGA DE CIDADANIA
Quando: Sexta-feira (26/06) às 23 horas
Onde: Espaço Vip Gelocar - Convites Individuais e a venda na sede do MGA

O quê: DEBATE POLÍTICAS PÚBLICAS LGBTS
Quando: Sábado (27/06), às 18 horas
Onde: Câmara Municipal de Alfenas

O quê: MISS SUL DE MINAS GAY
Quando: Sábado (27/06) às 23 horas
Onde: CONFRARIA - Convites antecipados na sede do MGA

O quê: 6ª PARADA DO ORGULHO GLBTTS DO SUL DE MINAS
Quando: Domingo (28/06) às 14 horas
Onde: Pça Getúlio Vargas - Pça da Matriz
A GENTE MERECE O RESPEITO DO PAÍS. AFINAL NO ARCO ÍRIS, TAMBÉM TEM VERDE E AMARELO!

O quê: CHACOALHANDO OS ESQUELETOS DA PARADA
Quando: Domingo (28/06) 18:00 as 00 horas
Onde: CONFRARIA - Convites antecipados na sede do MGA


Mais informações pelo telefone 35 32916253 e/ou pelo email mga@mga.org.br / http://www.mga.org.br/

Montes Claros – MG
22-27/06/2009: 6ª Mostra de Homocultura. Local: Hall da Biblioteca Universitária Prof. Antonio Jorge. Realização: Núcleo de Estudos sobre Homocultura / nehom / Unimontes. nehom@unimontes.br 38 3229 8109

São João del Rei – MG

O MGRV(Movimento Gay da Região das Vertentes) prepara programação para visibilidade ao dia 28 de Junho, data em que é celebrada o Dia Mundial do Orgulho Gay.

Para comemorar o dia do orgulho gay e ao mesmo tempo denunciar a violação de direitos a que a população LGBT continua sofrendo no Brasil, país que se diz democrático, a associação usará no próximo dia 23 de Junho a tribuna da Câmara Municipal para dar visibilidade à data. Nesse mesmo dia entra em tramitação no legislativo municipal projeto de lei que concede ao MGRV uma cadeira permanente no Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos. No início do ano, o movimento LGBT denunciou o descumprimento da Lei que cria o Conselho e pediu ao executivo e legislativo que articulassem a nomeação do mesmo. "Até hoje o conselho não foi nomeado. A imediata nomeação do mesmo é uma bandeira defendida pelo movimento LGBT. É um direito da população sãojoanense ter esse conselho em funcionamento. É um direito sobretudo das minorias, principais vítimas de violação de direitos humanos" defende Carlos Bem, presidente do MGRV.

Ainda durante a semana o movimento realiza na Avenida Tancredo de Almeida Neves, no dia 27/06/2009 - Sábado - a partir de 10h00min uma manifestação com presença de drag queens e distribuição de folders explicativos referente à data.

O MGRV convida a todos associados, aliados e movimento sociais para aderirem a causa e defenderem a nomeação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos.
Mais informações (32)8806-0341/8841-7205 –mgvsjdr@yahoo.com.br
Fonte: Secretaria MGRV


PARANÁ

Curitiba – PR
27/06/2009 – Oficina sobre Autoestima e Cidadania. Área Jovem do Grupo Dignidade / Aliança Paranaense pela Cidadania LGBT : voz@grupodignidade.org.br


PIAUÍ

Programação oficial do Fórum de ONG/LGBT do Estado do Piauí.

13 e 14 - Parada do Município de Pedro II - (Coletivo Mirindiba e Rede Arco Íris)
20 e 21 - Ato Publico dentro dos Festejos do Município de Barro Duro (Coletivo Mirindiba)
23 e 24 - IIIº Encontro Municipal das Travestis - CRH (ATRAPI)
25 - Visita aos Deputados Estaduais para tratar do PLC 122/06 - ALEPI
26 - Palestra Magna - PLC 122/06 - CRH
27 - Ato Público na praça João Luiz Ferreira - Concientização da sociedade sobre o PLC 122/06 das 8:00h as 12:00
27 - Ato no terreiro da Associação Pai João de Aruanda. às 16:00h.
28 - Festa do Orgulho - 23:00h
Coletivomirindiba@yahoo.com.br

O Fórum convida todos(as) os seus associados e associadas e demais interessados(as) para comemorar conosco o dia 28 de Junho e 40 anos do movimento.

22 de Junho
09:00h - reunião com o Dep. Fábio Novo (ALEPI).
11:00h - Reunião do Fórum (CRH).

23 e 24 de Junho
IIIº Encontro das Travestis (ATRAPI)
Centro de Referência Homossexual "Raimundo Pereira" das 8:00h as 18:00h

25 de Junho
Visita aos Gabinetes dos deputados (ALEPI) 9:00h
Conversa com Nelson Nery (Defensoria Pública) 12:30h

26 de Junho
Café da manhã com a Imprensa e Autoridades (CRH) 8:00h.
Palestra Magna (CRH) 9:00h as 18:00h.

27 de Junho
Ato Público na Praça João Luiz Ferreira 8:00h as 12:00

28 de Junho
Festa do Orgulho LGBT 23:00h

AFLODS/COLETIVO DE MULHERES APOEMA/ATRAPI/GUARÁ/GRUVICAPI/COLETIVO DE GAYS MIRINDIBA/ARCO-ÍRIS DO DELTA/APROSPI
EMAIL: forumlgbtpi@yahoo.com.br
FONE: (86) 88482757

RIO DE JANEIRO

Macaé-RJ:
IV FÓRUM MUNICIPAL HOMOAFETIVO
8 DE JULHO - 20H. - ASSOCIAÇÃO MÉDICA DE MACAÉ
RUA DA IGUALDADE, S/Nº - IMBETIBA - MACAÉ/RJ.
REALIZAÇÃO: ONG MDS E PROGRAMA MUNICIPAL DE DST/AIDS
ongmds@yahoo.com.br / Site: http://www.ongmds.blogspot.com/

Rio de Janeiro-RJ:
Domingo, 28 de Junho: 19h: Culto de celebração pelo Dia do Orgulho LGBT com leitura de manifesto contra a homofobia religiosa e oração pelas vítimas da homofobia religiosa e social.

Local: Comunidade Betel do Rio de JaneiroPraia de Botafogo, 430, Sobreloja.

Botafogo, Rio de Janeiro.

Telefones: 3353-2784 e 8704-4143

Rev. MárcioRetamero http://www.betelrj.com/ mtretamero@yahoo.com.br

Rio de Janeiro-RJ:
Programação Oficial

25.06(quinta)

14h - Oficina “Saúde da população LGBT em Nova Iguaçu”
Apresentação das diretrizes do Programa Rio sem Homofobia (Cláudio Nascimento – SEAS. DH-RJ)
Apresentação das diretrizes da Secretaria de Atenção Básica e Políticas Públicas (Adriana Coser – SMS –Nova Iguaçu)
Apresentação e discussão das propostas de saúde da I Conferência Estadual de Políticas Públicas para LGBT do Rio de Janeiro (Carla Mattos e Gerson Santos – SEAS. DH-RJ)
Encaminhamentos e Propostas Municipais (Cláudio Nascimento – SEAS. DH-RJ e Adriana Coser – SMS –Nova Iguaçu)

Público alvo: Gestores públicos e ativistas LGBT da Baixada Fluminense

Local: UNIG – Av. Abílio Augusto Távora, 2134 – Nova Iguaçu –RJ Informações: 2667-4559 / 2334-5546 / 2334-5528

Realização: Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SUPERDir/SEAS.DH) & Secretaria Adjunta de Atenção Básica e Políticas Estratégicas da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Iguaçu

17:30h - Encontro com exibição de filme e informes sobre o Centro de Referência de Prevenção e Combate à Homofobia Hanna Suzart

Presença do Secretário de Assistência Social Dermeval Barboza Moreira Neto

Local: Centro de Referência de Prevenção e Combate à Homofobia Hanna Suzart – Av. Alberto Braune, 223 – Centro – Nova Friburgo. Informações: 22- 2523-7907

Realização: Grupo Mover-Se


26.06 (sexta)

17h - Ato Solene pelo Dia Mundial do Orgulho LGBT
Autoridades, personalidades, ativistas e interessados/as

Coquetel & Performances

Local: Castelinho do Flamengo (Praia do Flamengo 158), Informações: 2334-5546 e 2334-5528

Realização: SUPERDir/SEAS.DH

Apoio: Centro Cultural Oduvaldo Vianna (Castelinho do Flamengo) e Atelier Almir França


18h - Lançamento da Exposição “História das Paradas do Orgulho LGBT - Rio”

Curadoria: Almir França

Local: Castelinho do Flamengo (Praia do Flamengo 158), Informações: 2334-5546 e 2334-5528

Realização: Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT

Apoio: Centro Cultural Oduvaldo Vianna (Castelinho do Flamengo) e SUPERDir/SEAS.DH

19:30h – Roda de Conversa “Dia 28 de junho: histórias, conquistas, perspectivas e desafios”

Palestrantes: Cláudio Nascimento, Augusto Andrade, Jane Di Castro, Rosângela Castro, Leila Maria, Alex Halter, Luiz Carlos Freitas

Local: Castelinho do Flamengo (Praia do Flamengo 158), Informações: 2334-5546 e 2334-5528

Realização: Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT

Apoio: Centro Cultural Oduvaldo Vianna (Castelinho do Flamengo) e SUPERDir/SEAS.DH


27.05 (sábado)

14h – Sessão de Cinema Entre Ellas – Especial em Comemoração ao dia do Orgulho LGBT
Com exibição do filme “Desejos Proibidos” e roda de conversa.

Local: Av. Rio Branco, 131 -16º andar – Sala D’ELLAS. Informações: 21-9944-2562
Realização: Movimento D’ELLAS


16h – Roda de Conversas – Promovendo a Cultura LGBT, o transformismo na cena gay

Público Alvo: Drag-Queens, Transformistas e Artistas da cena gay

Local: Castelinho do Flamengo (Praia do Flamengo 158), Informações: 2334-5546 e 2334-5528

Realização: Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT

Apoio: Centro Cultural Oduvaldo Vianna (Castelinho do Flamengo) e SUPERDir/SEAS.DH


19h – Projeto Vamos Nos Ver - Cine Bolacha

Público Alvo: ativistas e interessados/as

Voz e Violão: Juliana Farina e Elza Ribeiro

Local: Castelinho do Flamengo (Praia do Flamengo 158), Informações: 2334-5546 e 2334-5528

Realização: Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT

Apoio: Centro Cultural Oduvaldo Vianna (Castelinho do Flamengo) e SUPERDir/SEAS.DH

28.06 (domingo)

10h – Ato pelo Dia Mundial do Orgulho LGBT
Contra a Homofobia, pela Paz e aprovação do PLC 122/06
Cristo Redentor

14h – Inauguração do Centro de Cultura LGBT de Niterói

Local: Rua Aurelino Leal, 31 – Centro – Niterói Informes: 21-9121-2274

Público Alvo: ativistas e interessados/as

Realização: Grupo Diversidade Niterói (GDN)


14h – Ação de mobilização contra a homofobia e a violência nas favelas da Maré, Jardim Palmares, Morro da Fé, Morro dos Prazeres e Morro do Alemão

Informes: 21-9886-9989

Público Alvo: ativistas e interessados/as

Realização: Grupo Conexão G


14h às 17h – Divulgação da Campanha Tem Mulheres na Parada!!! – Pelo dia do Orgulho LGBT –
Local: Copacabana (Entre a Barraca da Fau e ao Quiosque Rainbow - em frente ao Copacabana Palace). Informações: 21-9944-2562
Realização: Movimento D’ELLAS


18h – Projeto Vamos Nos Ver – Sessão Especial Orgulho LGBT

Filmes:
Stonewall- O lugar dos meus sonhos
Um grupo de homossexuais tentando viver com dignidade e respeito próprio enquanto eventos acontecem dando início ao movimento pelos diretos LGBT.

Milk- A Voz da Igualdade

Público Alvo: ativistas e interessados/as

Local: Castelinho do Flamengo (Praia do Flamengo 158), Informações: 2334-5546 e 2334-5528

Realização: Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT

Apoio: Centro Cultural Oduvaldo Vianna (Castelinho do Flamengo) e SUPERDir/SEAS.DH


19h – Ato Público pelo Dia do Orgulho LGBT em Belford Roxo

Público Alvo: ativistas e interessados/as

Local: Praça de Heliópolis – Belford Roxo. Informações: 21-8116-3028

Realização: Grupo Triângulo Rosa


29.06 (segunda)

8:30h às 13h - Oficina de Capacitação sobre Transexualidade e Cidadania

Palestrantes: Alexandre Santos (Presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo), Carla Machado (educadora, participante do Coletivo Nacional de Transexuais e da Comissão Executiva do Fórum Paulista LGBT), Marcia Arán (Doutora em Saúde Coletiva – IMS/UERJ), Thaís Ribeiro (psicóloga do IEDE), Majorie Macchi (presidente do Grupo Astra-Rio)

Coffee-Break às 8:30h e Brunch às 13h

Público Alvo: ativistas e interessados/as

Local: Pça Cristiano Ottoni, Edifício Don Pedro II, sem nº, auditório da Secretaria Estadual de Segurança Pública, 4º andar Informações: 2334-5546 e 2334-5528

Realização: SUPERDir/SEAS.DH

claudio.nascimentosilva@gmail.com

VAMOS VOTAR CONTRA A HOMOFOBIA. ACESSE E VOTE http://www.naohomofobia.com.br/


Rio de Janeiro-RJ:

HOMO HETERO TRANS B IDIFERENTES SIM, MAS COM DIREITOS IGUAIS
HOMOFOBIA NÃO COMBINA COM CIDADANIA

Com essa mensagem, o Centro de Educação Sexual - CEDUS reafirma seu compromisso com a defesa incondicional dos Direitos Humanos e pela Livre Orientação Sexual

28 de junho Dia do Orgulho Gay

___________________


Aproveitando, segue para efeitos de divulgação nota sobre o evento organizado pelo Conselho Regional de Psicologia/RJ (CRP/05)alusivo aos dez anos da Resolução 001/99, do CFP que proíbe o tratamento, pelos psicólogos, da homossexualidade como doença.
___________________

CRP-RJ convida para debate sobre Psicologia e Diversidade Sexual
O CRP-RJ realizará, nos dias 26 e 27 de junho, o evento “Psicologia e Diversidade Sexual: Assim se passaram dez anos...”. O encontro debaterá os dez anos da Resolução 001/99, do Conselho Federal de Psicologia, que proíbe o tratamento, pelos psicólogos, da homossexualidade como doença.

O evento ocorrerá no Auditório Oscar Guanabarino da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), na Rua Araújo Porto Alegre, 71, 9º andar, Castelo/Centro, Rio de Janeiro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no dia do evento ou enviando email para eventos@crprj.org.br com os seguintes dados: nome completo, nome social, email, profissão, instituição, o que te trouxe a este evento e como ficou sabendo deste evento.

Veja abaixo a programação:

Dia 26
18h
Mesa de abertura: Assim se passaram dez anos.
José Novaes (CRP 05/980) – conselheiro-presidente do CRP-RJ
Pedro Paulo Gastalho de Bicalho (CRP 05/26077) – conselheiro presidente do GT Psicologia e Diversidade Sexual e da Comissão Regional de Direitos Humanos do CRP-RJ
Cláudio Nascimento - superintendente de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da SEAS.DH/RJ
Majorie Macchi – Associação das Travestis e Transexuais do estado do Rio de Janeiro (Astra-Rio)
Yone Lindgren - Movimento DELLAS
19h30
Roda de Conversa: Diversidade Sexual e Psicoterapia
Márcia Áran - professora IMS/UERJ
Eduardo Henrique Passos Pereira (CRP 05/7200) - psicólogo e professor do Departamento de Psicologia/UFF
21h
Coquetel

Dia 27
9h
Mesa: Justiça, Psicologia e diversidade sexualAnna Paula Uziel (CRP 05/17260) – psicóloga e professora do IP/UERJ e CLAM/IMS/UERJPaula Smith Peixoto (CRP 05/34667) - psicóloga
10h30
Mesa: Psicologia, Diversidade Sexual e Políticas Públicas de Saúde
Cristiane Ramos de Matos Marçal (CRP 06/81685) - Comissão de Sexualidade e Gênero/CRP-SP
Corina Helena Figueira Mendes (CRP 05/20095) - FIOCRUZ
12h
Almoço
14h
Mesa: Psicologia, Instituições Totais e Diversidade Sexual
Roberto Pereira (CRP 05/16524) - coordenador do Centro deEducação Sexual (CEDUS)
Elizabeth Pereira Paiva (05/4116) – conselheira do CRP-RJ e psicóloga do DEGASE
15h30
Roda de conversa: Diversidade Sexual, Psicologia e Religião
Acyr Correa Leite Maya (CRP 05/11023) – psicólogo e professor da UNIABEU
Luis Felipe Rios do Nascimento (CRP 02/9209) – psicólogo e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
17h
Merenda
17h30
Mesa: GT Diversidade Sexual do Sistema Conselhos de Psicologia
Convidados: Conselho Federal de Psicologia e Conselhos Regionais de Psicologia de: Bahia/Sergipe, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás/Tocantins.
21h
Mesa-Festa Psicologia e Diversidade Sexual

Entrada Franca! Retire seu convite com a organização do evento.

Local: Centro Cultural Fuzuê Rua Pedro I, n° 20, Praça Tiradentes - Centro/ RJ

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕESCRP/05
www.crprj.org.br/2009052902.asp
Rua Delgado de Carvalho, 53 - Tijuca
CEP 20260-280 - Rio de Janeiro - RJ
Informações: (21) 2139.5400
Fax: (21) 2139.5440 E-mail: crprj@crprj.org.br


RIO GRANDE DO NORTE

Natal-RN
PIC-NIC DO ORGULHO GAY É DIA 28 DE JUNHO
Destino: Praia de São José de Touros
Dia 28 de junho de 2009
Senhas: R$ 15,00
Saída: 08:00h do dia 28 de junho
Local: Sede do Grupo Afirmação Homossexual Potiguar – GAHP
Av. Rio Branco 829, Edf. Padre Cícero Sala 206, Cidade alta
Maiores Informações pelo telefone (84) 8876-2816 - José Dantas de Oliveira Filho

Natal-RN

VAMOS REALIZAR EM 14/06 A FESTA DAS NAMORADAS E 05/07 O ARRAIÁ DA DIVERSIDADE SÃO EVENTOS IMPORTANTES PARA DESCONSTRUÇÃO DO PRECONCEITO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA LGBT.
gamirn@yahoo.com.br


RIO GRANDE DO SUL


Porto Alegre – RS
28/06/2009 - Mini Parada do Desobedeça - Parque da Redenção 13hs http://www.desobedeca.com.br/


SÃO PAULO

São Paulo-SP – 13º Mês do Orgulho LGBT
No próximo dia 2 de junho, terça-feira, a partir das 19h00, ocorre a Sessão Solene alusiva ao Dia Internacional do Orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) – “Sem Homofobia, Mais Cidadania – Pela Isonomia dos Direitos”, no plenário da Câmara Municipal de São Paulo. Durante a solenidade, a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT) fará uma homenagem aos idealizadores da primeira parada, o educador Lula Ramires, o jornalista Paulo Giacomini e Denise Coelho.

A solenidade é de iniciativa do vereador Ítalo Cardoso (PT), em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Câmara. O vereador, que apoiou a primeira parada, em 1997, realiza a solenidade durante o Mês do Orgulho LGBT, há vários anos, como forma de trazer a discussão ao parlamento.

Desbravadores
A idéia que moveu os militantes foi sair às ruas de São Paulo para celebrar positivamente o orgulho de ser LGBT. Hoje, com mais de três milhões de participantes, a parada continua com seu caráter lúdico, celebrativo e catártico de unir a multidão que dança na Avenida símbolo da maior cidade do país. O aspecto político se expressa na estratégia de mobilização política e de visibilidade positiva desta população estigmatizada e de suas demandas, estimulando a organização de manifestações similares em todo o país.

As alianças que se formaram, em 1997, mostrou que a idéia veio em boa hora. Integraram a Comissão Organizadora da primeira parada, o grupo Corsa, o Núcleo de Gays e Lésbicas do PT, o Centro Acadêmico de Estudos Homoeróticos da USP, o Etcétera e Tal, o Núcleo GLTT do PSTU, o Grupo Expressão de Campinas e os Anarco-Punks. Teve ainda o apoio do Mix Brasil, da Comissão Municipal de Direitos Humanos, da Casa Brenda Lee e do Sindicato das Costureiras.

Parada
Este ano, a manifestação ocorre no dia 14 de junho, como parte do 13º. Mês do Orgulho LGBT de São Paulo.
Paulo Giacomini, paulo.giacomini@gmail.com

Campinas – SP

28/06/2009 - 9ª Parada do Orgulho LGTTB de Campinas http://www.paradacampinas.com.br/

A 9ª Parada do Orgulho LGBT é apenas o clímax do 7º Mês da Diversidade que novamente se estende por todo o mês de junho.
Este ano, o Mês começou no dia 06, com a 4ª edição do Prêmio 100% Guerreiras, homenagem prestada pelas/os Travestis e Transexuais a entidades ou personalidades que contribuíram para a luta pelo reconhecimento da cidadania dessa população.
No dia seguinte, domingo, dia 7 de junho, aconteceu a já tradicional abertura do Mês, no Parque do Taquaral, com a Gincana da Diversidade. Apresentado por Piscila Drag, a Gincana levou dezenas de pessoas ao parque, entre homo e heterossexuais.

Dia 14 de junho, a cidade de Campinas saiu em caravana para a Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, que se confirmou como a maior Parada do mundo, em mais de 10 ônibus.

No dia 18, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas em Campinas e a Comissão Organizadora da Parada, ocorreu o debate "Mídia e LGBT - o visível e o invísivel" onde os jornalistas Deco Ribeiro, Eduardo Grgori e Agildo Nogueira Jr. discutiram com uma platéia formada principalmente por jovens o tratamento dado pela grande mídia e pela mídia GLS às questões LGBT.

Dia 26, sexta-feira, a juventude LGBT invade a Praça Bento Quirino, no centro da cidade, para uma festa com a sua cara! É a BIG JUICE Party que vai realizar uma matinê com DJ e shows de drags para a garotada que ainda não pode entrar numa boate.

No sábado, 27, dois eventos: as mulheres lésbicas e bissexuais ocuparão novamente a praça Bento Quirino, na Manifestação Sáfica, um sarau a céu aberto, regado a poesia, música, desfile e danças, explicitando publicamente o direito constitucional da expressão da afetividade. E também será a vez da 5ª edição do Festival de Novos Talentos, da Vila Pe. Anchieta, organizado pelos moradores do bairro. Com apresentações artísticas de Drag Queens e Transformistas, esse evento promove a visibilidade positiva dessas artistas e de toda a comunidade LGBT junto à comunidade.

E finalmente no dia 28, domingo, a partir das 13h, ocorre a concentração, no Largo da Pará, da 9ª Parada do Orgulho de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Campinas, que voltará ao seu trajeto tradiconal este ano, com encerramento no Largo do Rosário.

Locais e horários dos eventos por vir estão detalhados abaixo.

PROGRAMAÇÃO:

26/06 - BIG JUICE Party - A Matinê LGBTenn do E-Jovem
Local: Praça Bento Quirino (Praça do Sucão)
Horário: 19 horas

27/06 - V Manifestação Sáfica - Evento de Mulheres Lésbicas e Bissexuais
Shows, Performances DRAG KINGS, Dança e Música
Local: Praça Bento Quirino (Praça do Sucão)
Horário: 19 horas

27/06 - Concurso de Novos Talentos da Vila Pe. Anchieta
Local: Teatro da Vila Pe. Anchieta
Horário: 19 horas

28/06 - IX Parada do Orgulho LGBT de Campinas
Concentração: Largo do Pará (Av. Francisco Glicério x Av. Aquidaban)
Horário: 13 horas
TRAJETO DA PARADA: Início no LARGO DO PARÁ, descendo na contra-mão da Francisco Glicério até Av. Moraes Sales, virando à direita até a Irmã Serafina, virando à esquerda até a Av. Benjamim Constant, virando à esquerda até a Av. Francisco Glicério e virando à esquerda, na mão dos carros, até o LARGO DO ROSÁRIO, onde acontece o Grande Show de Encerramento, por volta das 20 horas.

CONTATOS:
Telefone - 19 33073764/ Lohren Beauty
Telefone - 19 81125306/ Maria Amélia

Marcos Freitas
http://www.passageirodomundo.blogspot.com/

Guarulhos – SP

28/06/2009 - 4ª edição da Parada do Orgulho Gay Guarulhos
Movimento em Defesa da Livre Orientação Sexual movimentomel@yahoo.com.br

Ribeirão Preto – SP

28/06/2009 - 5ª Parada Gay de Ribeirão Preto ong.glbtt@yahoo.com.br

Santo André – SP
30/06/2009
Terceira Sessão Solene do Orgulho Gay aprovada no ano de 2007
Endereço : Praça IV Centenário n°2 – Centro – Santo André
Show com Tatá Alves e em seguida com coquetel.
Horário as 19 hs. Juntamente com a Organização ABCD’S “Ação Brotar pela Cidadania e Diversidade Sexual da Cidade de Santo André, neste ano em parceria com o Legislativo e Executivo neste empreitada na luta contra a homofobia e aprovação do PLC 122.
marcelogilabc@gmail.com

SANTA CATARINA

Joinville – SC

5/6 Ciclo de cinema “Diversidade - Expressões do Livre Afeto”. Até 27/6.
18/6 Abertura da exposição “Direitos Seus + Direitos Meus = Direitos Humanos”
21/6 Abertura da 1ª Semana da Diversidade Joinville. Até 28/6
25/6 Abertura do Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo. Até 27/6
28/6 1ª Parada da Diversidade LGBT de Joinville - Av. Beira-Rio, 14h

contato@diversidadejoinville.com.br
http://www.diversidadejoinville.com.br/
http://www.youtube.com/watch?v=aSr2zzM752I



SERGIPE

Aracaju – SE
18/06/09 - A ADHONS comemora o dia do Orgulho com a exibição do filme STONEWALL, dia 18 de junho às 17:00 hs na sede da Instituição sob a Coordenação de Pablo Fernando Ferreira SantanaMarcelo Lima grupoadhons@yahoo.com.br


TOCANTINS

Palmas – TO
Será dia 28 de Junho, Domingo, a sexta edição da parada do orgulho LGBT de Palmas, Tocantins, com o tema: HOMOFOBIA NÃO, DIREITOS SIM! A Parada é organizada pela Associação Grupo Ipê Amarelo Pela Livre Orientação Sexual - GIAMA. Como parte da programação, oficinas de sexo seguro e direitos humanos para a população lgbt de Palmas (centro) e Araguina (norte do Estado), além de "rodas de conversa" sobre dst/aids e gravidez na adolescência em escolas de ensino médio. Na concentração da VI Parada, equipe do Programa Municipal e Estadual de DST/AIDS farão a oferta aos interessados do teste rápido para HIV. A concentração será a partir das 14:00 no Parque das Águas Cesamar e encerramento na Avenida Palmas-Brasil com shows de artistas regionais.

Posted by Picasa

Nenhum comentário: