junho 30, 2009

Alunos da UEA criam Grupo de Estudos Avançados em Psiquiatria do Amazonas


Nota do blog: Um grupo de alunos da Universidade do Estado do Amazonas - UEA - cometeram uma gentileza com esse velho militante das causas (im)possíveis. Me convidaram pra participar da primeira reunião do Grupo de Estudos Avançados em Psiquiatria do Amazonas. Fui informado que estarei na companhia do decano da psiquiatria amazonense Manoel Galvão. Entre os temas: História da Psiquiatria e Reforma Psiquiátrica. Vamos deitar e rolar! Tremei reformistas de araque. Manoel tem no seu currículo duas passagens que o fizeram entrar na galeria dos imortais: combateu e eliminou o uso do eletrochoque nos anos 1970 no Hospital Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, de Manaus, e nos anos 1990 tornou-se o grande leitor de Jacques Lacan. Através do projeto "Psicanálise e Cultura" trouxe ao Amazonas grandes figuras da psicanálise brasileira. Manoel é o maior responsável pelo esvaziamento da psiquiatria amazonense. Antes que alguém atire a primeira pedra, deixa eu explicar o que não é óbvio: os alunos de Manoel, entusiasmados com o saber psicanalítico, saem em busca de formação fora do estado... e não retornam à terra natal. Diante de tão estimada figura, apresentarei como minhas credenciais o meu blog PICICA. Criado em 2006, fiz dele uma trincheira no front amazônico da luta por uma sociedade sem manicômios. E pra não ficar confinado ao gueto psi abri espaço de articulação com outros movimentos sociais. Ainda esta semana, irei oferecer links para teses de doutorado, dissertação de mestrado, artigos científicos, ensaios y otras cositas mas no campo da Saúde Mental. Aguardem!!!
Posted by Picasa

2 comentários:

wandrycya Dalpra disse...

Será com grande satisfação que O grupos de estudos Avançados em psiquiatria do Amazonas (UEA) terá a oportunidade de ouvir e debater a reforma psiquiátrica no Brasil e no Amazonas. Desde já agradecemos a presença de todos em especial a colaboração Dr. Rogélio Casado. Obrigado!

Unknown disse...

Sentimo-nos deveras honrados em termos sido mencionados em seu Blog e, faço das palavras de Wandrycya as minhas: desde já agrademos sua participação, e estamos na torcida para uma breve criação da futura Liga Amazonense de Psiquiatria.
Fica aqui nosso reconhecimento e nosso total empenho para poder levar adiante este novo empreendimento!
origado!