junho 24, 2009

Como a picaretagem conquistou o mundo

Foto postada em Amálgama
[ Amálgama ]

Como a picaretagem conquistou o mundo

Posted: 23 Jun 2009 08:05 PM PDT

por Rafael Rodrigues * – Dizia Nelson Rodrigues que o Brasil estava infestado de idiotas. E os idiotas, segundo Nelson, têm “os melhores cargos e exercem as funções mais transcendentes”. Além disso, eles “estão por toda a parte: na política como nas letras, nas finanças como no cinema, no teatro como na pintura. Outrora, os melhores pensavam pelos idiotas; hoje, os idiotas pensam pelos melhores. Criou-se uma situação realmente trágica: ou o sujeito se submete ao idiota ou o idiota o extermina.”

Trocando “Brasil” por “planeta”, “idiotas” por “picaretas” e “Nelson Rodrigues” por “Francis Wheen”, temos Como a picaretagem conquistou o mundo (Record), publicado originalmente em 2004 e editado no Brasil em 2007. Apesar dos cinco anos que separam seu lançamento em língua inglesa dos dias de hoje, sua leitura é necessária para, com base nas informações apresentadas pelo jornalista britânico, melhor entender não só o passado, mas também o presente e, quem sabe, o futuro.

Wheen inicia o livro evocando os valores do Iluminismo, os quais ele considera esquecidos pela sociedade. Para ele, “o Iluminismo foi menos uma ideologia do que uma postura – a suposição de que algumas verdades sobre a humanidade, a sociedade e o mundo natural poderiam ser discernidas pela dedução ou pela observação, e de que a descoberta dessas verdades transformaria a qualidade da vida”, e diz que seu “objetivo neste livro é mostrar como os valores humanos do Iluminismo têm sido abandonados ou traídos…”.

Leia mais em Amálgama
Posted by Picasa

Nenhum comentário: