junho 20, 2009

Entre mulheres: Depoimentos homoafetivos

[ Amalgama ]

Aceitas ou não pelos outros, elas se aceitam

Posted: 19 Jun 2009 08:03 PM PDT

por Vanessa Souza – Viver é muito perigoso, afirmou Guimarães Rosa. Quando se é “diferente”, então, põe perigo nisso. É isso o que mostra o livro Entre mulheres: Depoimentos homoafetivos, da jornalista e doutora em Semiótica Francesa pela USP, Edith Modesto. A obra traz as dores e as delícias de ser o que é. Nesse caso, os depoimentos de lésbicas e bissexuais, das mais diferentes idades, locais, profissões e classes sociais. E as histórias dessas bravas mulheres mostram que as dores são bem maiores do que as delícias.

“Por causa do preconceito, a gente também não tem uma vida aberta. Eu não saio beijando minha namorada na rua, a gente não anda de mãos dadas. São coisas que eu adoraria fazer, porque, para mim, é só uma demonstração do meu sentimento. Não quero agredir ninguém fazendo isso. Mas isso ainda agride. Essa eu acho a grande dificuldade, porque acaba existindo essa panelinha gay – de que eu não gosto. Você sai da sua casa e vai para um lugar gay, onde vai ficar à vontade, vai beijar sua namorada, vai pegar na mão, vai fazer tudo normal. Não acho que é difícil ser feliz, mas acho que não é tão fácil. Você tem que lutar contra muitas coisas”, conta Lia, publicitária de 26 anos.

Além do habitual choque e resistência entre aceitar-se lésbica – ou, expressão comum nos depoimentos, “sair do armário” –, as mulheres da obra mostram que a aceitação da família e amigos é uma barreira ainda maior. Poucas tiveram o apoio imediato e incondicional daqueles que amavam.

O livro é dividido em duas partes: depoimentos originários de entrevistas que a autora fez e o que ela chamou de “pedidos de socorro”, depoimentos espontâneos que Edith recebeu por e-mail, onde os textos foram mantidos na íntegra.
A homossexualidade masculina é muito mais divulgada do que a feminina. Sabe-se mais dos espartanos do que da poeta grega, Safo de Lesbos – embora ambos tivessem em comum o interesse pelo mesmo sexo. Entre mulheres é uma oportunidade de conhecer melhor o que pensam e sentem essas pessoas.

::: Entre mulheres ::: Edith Modesto ::: GLS/Summus, 2009, 168 páginas :::
Posted by Picasa

Nenhum comentário: