junho 19, 2009

Loucos pela Diversidade

Loucos pela Diversidade

Ministérios da Cultura e da Saúde lançam o I Edital “Loucos pela Diversidade”, em São Paulo, dia 23 de junho. Parceria vem construindo políticas públicas que reconhecem a produção cultural dos sujeitos e grupos em sofrimento mental.

A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/ MinC) e a Fundação Oswaldo Cruz do Ministério da Saúde (Fiocruz/MS), por meio do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental (LAPS) e da Caixa Econômica Federal, convidam para a apresentação da ação Loucos pela Diversidade e do I Edital do Prêmio Cultural Loucos pela Diversidade: Austregésilo Carrano. O lançamento ocorre nesta terça-feira, dia 23 de junho, às 15h, no auditório do Museu de Arte Moderna, em São Paulo (Parque do Ibirapuera, portão 3 - s/n).

Participarão do evento o Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental da Escola Nacional de Saúde Pública (Fiocruz/MS), Paulo Amarante, o Subsecretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Ricardo Lima e a Coordenadora Executiva do Projeto (SID/MinC), Patrícia Dorneles.

A parceria entre os órgãos foi firmada em agosto de 2007, quando foi realizada a Oficina Loucos pela Diversidade, que teve como objetivo a construção de ações e diretrizes para as políticas públicas de cultura. Além desse edital, o resultado da Oficina gerou uma publicação com o mesmo nome, da qual já foram distribuídos mais de três mil exemplares em diferentes eventos nacionais e internacionais.
O Ministério da Cultura, através da SID, vem reafirmando seu compromisso de democratização e de valorização da produção cultural brasileira, reconhecendo que a estética de pessoas em sofrimento psíquico faz parte da identidade diversa do país.

O avanço da reforma psiquiátrica brasileira se fortalece na dedicação e militância histórica do movimento da luta antimanicomial. Nos últimos 20 anos, trabalhadores da saúde em conjunto com familiares, pessoas em sofrimento psíquico e outros que se identificam com a luta por uma sociedade sem manicômios, vêm ampliando conquistas de vida digna e de cidadania, rompendo com a lógica da loucura e exclusão.

Austregésilo Carrano

É tradição da SID/ MinC homenagear em seus editais de premiação pessoas de destaque do segmento cultural em que atua. Neste primeiro edital de fomento à produção artístico-cultural do campo da saúde mental o tributo será prestado a Austregésilo Carrano. O escritor, além de sua importância histórica pela luta antimanicomial, teve coragem de fazer de sua vida uma obra literária, que no cinema levou ao público a necessidade de uma sociedade sem manicômios.

Uma das grandes contribuições para o avanço da reforma psiquiátrica brasileira foi o fomento à produção artístico-cultural num exemplo de cidadania. Dentro desse contexto, Carrano tem um papel importante, já que, como ator e diretor de teatro e também por meio de sua bibliografia que, inclusive, serviu de base para a produção do filme Bicho de Sete Cabeças, denuncia os maus tratos da tradição manicomial da psiquiatria brasileira.

Mais informações pelos sites http://www.cultura.gov.br/ e http://www.ensp.fiocruz.br/.

E-mail: http://mail.uol.com.br/compose?to=identidadecultural@cultura.gov.br
Posted by Picasa

Nenhum comentário: