junho 18, 2009

Palavra Parelha, de Anibal Beça

Manaus, 18 de junho de 2009.

Prezado(a) senhor(a),

A Saraiva MegaStore e a Secretaria de Estado de Cultura têm a satisfação de convidá-lo(a) para o EVENTO COMEMORATIVO DO LIVRO DO POETA ANIBAL BEÇA, que realizar-se-á no dia 19 de junho (sexta-feira), a partir das 19h, no Espaço Cultural Thiago de Mello, na Saraiva MegaStore do Manauara Shopping. A comemoração terá início com um COQUETEL que será servido para os leitores e amigos do escritor. Na ocasião, ocorrerá o lançamento do livro “PALAVRA PARELHA”.

*

O poeta Anibal Beça, a Saraiva MegaStore e a Secretaria de Estado de Cultura promoverão, na próxima sexta-feira, dia 19 de junho, um evento cultural para celebrar mais um livro de sua safra. Será uma noite dedicada a sua obra, com recital de poesia e apresentação musical, culminando com o lançamento do livro “Palavra Parelha”.

Um dos poetas mais destacados da literatura que se produz no Amazonas, Anibal Beça nasceu em Manaus, no dia 13 de setembro de 1946. Na adolescência estudou em Porto Alegre, onde conviveu com o poeta Mário Quintana. Com o retorno a Manaus, dedicou-se à poesia e à música, uma de suas maiores paixões. É o poeta mais expressivo de sua geração. Sua obra é um marco na produção poética amazonense contemporânea. No âmbito regional, é o ponto de fratura com a produção dos autores ligados ao Clube da Madrugada, inaugurando um novo momento, denominado de Pós-madrugada.

Precursor e renovador da poesia de conteúdo reflexivo e experimental da produção literária no Amazonas. Faz parte de uma tradição da poesia brasileira que tem no cultivo da linguagem e no apuro estético uma de suas marcas definidoras. Um dos compositores mais produtivos do Amazonas, é autor de vários sucessos da música popular regional. Participou ativamente, nos últimos 40 anos, das manifestações culturais mais expressivas da cultura amazonense. Escritor dos mais produtivos, é membro da Academia Amazonense de Letras e o atual presidente do Conselho Municipal de Cultura. Estreou em 1966, com a publicação do livro de poemas “Convite Frugal”. Em 1982, publicou “Filhos da Várzea”, uma das obras mais expressivas da literatura regional.

Elegeu como tema da sua obra a condição humana, manifestando em seus poemas preocupação com o sentido da existência, o tempo e sua inconstância, bem como o amor e os desencontros que experimentamos no percurso da vida. O discurso poético de Anibal Beça apresenta como traço marcante a austeridade e o rigor no plano da elaboração poética. Opta, em alguns de seus poemas, por versos curtos, vertidos numa linguagem telegráfica, econômica.

Sua obra reflete o seu percurso como artista inquieto e sempre em busca de novas formas de expressão para evocar o seu sentir e olhar sobre o mundo. É autor dos seguintes livros: “Convite frugal”, 1966; “Filhos da várzea”, 1984; “Dez haicais para os olhos da amada e outros poemas tocantes”, 1984; “Itinerário da noite desmedida à mínima fratura”, 1987; “Marupiara - antologia de novos poetas do Amazonas”, 1988; “Suíte para os habitantes da noite”, 1995, “Banda da asa”, 1998; “Folhas da selva” (2006); “Noite desmedida & Terna colheita” (2006).
________________________________________________________________

EVENTO: Noite de autógrafo do Poeta Aníbal Beça
LANÇAMENTO: “Palavra Parelha”
AUTOR: Anibal Beça
EDITORA: Galo Branco
PREÇO: R$ 45,00
DIA: 19 de setembro de 2006 (sábado)
HORÁRIO: A partir das 19h
LOCAL: Saraiva MegaStore – Manauara Shopping
Contato: 3236-9200 / autor: 3642-5250
Posted by Picasa

Nenhum comentário: