julho 25, 2009

Equador tem primeiro canal de televisão indígena

Mapa postado em commons.wikimedia.org

21.07.09 - EQUADOR

Equador tem primeiro canal de televisão indígena

Adital -

O Movimento Indígena e Campesino da província de Cotopaxi (MICC), no Equador, inaugurou na última sexta-feira (17) o primeiro canal de televisão de sinal aberto. O lançamento da TV MICC Canal 47 ocorreu no município de Latacunga.

A Coordenadora Andina de Organizações Indígenas (CAOI) informou que o canal será dirigido pelos indígenas e ajudará a consolidar um Estado plurinacional. Segundo a entidade, "todos terão voz: os de corbata, os de poncho, os da cidade, os do campo".

A TV MICC Canal 47 terá um alcance de três províncias: Cotopaxi, Tugurahua e Chimborzo. Na inauguração, o movimento anunciou que serão instaladas duas antenas transmissoras para que alcance a costa e outras províncias.

"Depois de 516 anos de tentativa de inviabilizar-nos, teremos voz própria, fortaleceremos a comunhão dos povos indígenas e escreveremos a história de nossos povos com nossa voz e nossas próprias mãos", apontou a CAOI.

Participaram da inauguração Andrés Andrago do CODENPE (Conselho das Nacionalidades e Povos do Equador), que apoiou financeiramente o projeto; e o prefeito César Umajinga Guamán, do governo provincial de Cotopaxi, que entregou um edifício de dois pisos com vários ambientes como doação para o funcionamento do canal; assim como dirigentes das organizações nacionais indígenas.

As informações são da CAOI

Fonte: Adital

Posted by Picasa

Nenhum comentário: