julho 27, 2009

Fim de semana com três dias

[ Amálgama ]

Fim de semana com três dias

Posted: 26 Jul 2009 08:03 PM PDT

por Daniel Lopes — Aqui está uma questão ideal pra se levantar numa segunda-feira (mesmo em mês de férias): e se o fim de semana começasse na sexta?

Pois nos Estados Unidos, alguns governos e empresas, estudando formas de contornar a atual crise financeira sem ter que demitir funcionários, tiraram da gaveta e colocaram em prática uma ideia não muito recente: folgar às sextas.

Comprovaram que assim economiza-se bastante dinheiro em energia, mesmo se distribuindo nos dias anteriores as horas de trabalho que seriam da sexta.

O estado de Utah, que experimenta a nova semana desde o ano passado, com 17 mil de seus empregados, contabilizou em maio economias de quase 2 milhões de dólares.

De quebra, há um alívio para o combalido meio ambiente, devido à redução na emissão de gases poluentes – pelas contas do governo de Utah, é como se 2.300 carros tivessem deixado de circular durante os meses em que a sexta passou pros finais de semana.

Nesse novo sistema, os empregados passam a trabalhar 10 horas por dia, o que imediatamente levantou críticas à medida. Mas pesquisas indicam que um maior estresse só é desencadeado quando se trabalha a partir de 12 horas por dia, e que o dia a mais de folga mais do que compensa as horas adicionais de esforço durante o novo meio de semana.

Em agosto, as cidades de El Paso (Texas), Melbourne Beach (Flórida) e outras também experimentarão o fim de semana com três dias.

[ via Scientific American ][ imagem: Istockphoto ]

[Amálgama concorre na categoria Cultura do Top Blog. Vote!]
Posted by Picasa

Nenhum comentário: