julho 26, 2009

Honduras resiste

Manuel Zelaya, presidente eleito de Honduras
Foto postada em liberal-international.org
Honduras: 42 horas de toque de recolher

Manuel Zelaya conseguiu ontem (sexta) à tarde cruzar a fronteira, entrando em Honduras (localidade de El Paraíso), mas devido à repressão militar, acabou obrigado a retornar à Nicarágua (Las Manos). Muitos manifestantes foram presos, os militares usaram gás lacrimogêneo e tiros contra a multidão. Duas pessoas foram baleadas. Dentre os detidos, encontra-se Nikole Amaya, ativista de software livre. Um simpatizante de Zelaya foi encontrado morto a facadas.

http://www.tiempo.hn/secciones/crisis-politica/1284-regreso-simbolico-de-zelaya-a-honduras
http://www.abn.info.ve/noticia.php?articulo=192169&lee=16
http://resistenciamorazan.blogspot.com/2009/07/detenidos-nikole-yanez-amaya-de-comun.html http://resistenciamorazan.blogspot.com/2009/07/nombres-de-los-indigenas-miembros-del.html http://www.aporrea.org/tiburon/n139343.html
http://www.aporrea.org/actualidad/n139338.html

Em Tegucigalpa, dois ministros do governo legítimo foram presos, junto com mais seis pessoas. O líder da Via Campesina, Rafael Alegría, também foi detido quando ia para a região da fronteira.

http://resistenciamorazan.blogspot.com/2009/07/denuncia-urgente-detenidos-maira-mejia.html
http://resistenciamorazan.blogspot.com/2009/07/confirmada-detencion-de-rafael-alegria.html

Governo golpista hondurenho impõe toque de recolher de 42 horas na região de fronteira com a Nicarágua. Toque de recolher começou na sexta-feira ao meio-dia e deve se estender até as 06 horas da manhã de domingo.

http://www.tiempo.hn/secciones/el-pais/1291-extienden-toque-de-queda-en-la-frontera


A entrada de Zelaya em seu país foi elogiada como um ato heróico e correto pelo Presidente da Assembléia Geral da ONU, Miguel D'Escoto. Por outro lado, a secretária de Estado dos EUA Hillary Clinton classificou a ação como imprudente. A chanceler hondurenha Patricia Rodas declarou, em referência à crítica de Hillary Clinton, que deve-se "fazer uma séria diferença" entre quem se manifesta pacificamente e aqueles que sacam fuzis. Clinton "debe hacer una seria diferencia entre estos grupos y si no la puede ver, entonces no estamos hablando de la misma democracia, ni del mismo conflicto".

http://www.abn.info.ve/noticia.php?articulo=192196&lee=16
http://www.rnv.gov.ve/noticias/index.php?act=ST&f=41&t=103449
http://www.aporrea.org/tiburon/n139311.html

Zelaya permanece em Las Manos, próximo à fronteira com Honduras.

http://www.telesurtv.net/noticias/secciones/nota/54693-NN/zelaya-se-mantiene-en-la-frontera-hasta-las-ultimas-consecuencias/
Posted by Picasa

Nenhum comentário: