agosto 29, 2009

Desenvolvimento na Amazônia: o lugar do homem

PT Amazonas recepciona Zé Dirceu
Zé Dirceu, Marilene Corrêa, Marcus Barros
Foto: Rogelio Casado - Manaus-AM, 2009

Nota do blog: No dia 27 de agosto, deixei de postar o amável convite da minha colega de mestrado, Jane Dantas, assessora do MUSA - Museu da Amazônia, presidido pelo eminente pesquisador Dr. Ênio Candotti. É que naquela manhã tinha como missão participar da audiência pública sobre o EIA-RIMA do Porto das Lajes na comunidade de São Francisco, em Terra Nova. À tarde tive aula no mestrado. Resumo da ópera: perdi a palestra do meu compadre Marcus Barros sobre "Desenvolvimento na Amazônia: o lugar do homem". Caso o meu dileto companheiro tenha algum material redigido eletrônicamente, este PICICA ficaria honrado em postá-lo para conhecimento público. Em tempo: fonte segura afirma que Marcus Barros está sendo assediado pelo PV. Não há o que temer. Os barros não se misturam, não dão liga.

Prezado,

“Desenvolvimento da Amazônia: o lugar do homem” é o tema da palestra ministrada por Marcus Barros, dia 27 de agosto, às 16h, no Museu da Amazônia – Musa (Av. da Constelação, 16, Conjunto Morada do Sol, Aleixo, Manaus/AM).

Para o palestrante, a ocupação da Amazônia, sob qualquer estratégia, deve ter como foco central o bem-estar do homem. “Não tem sido assim em todas as ‘tentativas’ de desenvolver a região, por meio dos chamados ‘grandes projetos’. Nos últimos 150 anos, que abrange do extrativismo da borracha à industrialização das grandes cidades, tem sido evidente o descaso com as peculiaridades da Amazônia – sua cultura e sua biodiversidade”, antecipa.

Na ocasião o palestrante abordará a relação entre a destruição do ecossistema e dos chamados “nichos epidemiológicos” com a emergência e reemergência de doenças. Também pretende comentar sobre as políticas públicas de combate ao desmatamento nos últimos cinco anos, além de discutir sobre as políticas de desenvolvimento da região que priorizam a sustentabilidade como estratégia.

Marcus Barros é médico, professor adjunto IV de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade Federal do Amazonas – Ufam e pesquisador da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas. Foi Reitor da Universidade Federal do Amazonas (1989 a 1993). Implantou e dirigiu o Centro de Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz na Amazônia (1995 a 1998). Em 2002, foi Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia /INPA. De 2003 a 2007, foi Presidente Nacional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama. Recentemente foi eleito para o Conselho de Administração do Musa.

--

Jane Dantas
Jornalista (MG07326JP)
Assessora de Comunicação Museu da Amazônia - Musa
Fone: +55 92 32363079 / 9197 Cel.: 8128 5070
Skype: dantas.jane
Msn:
janesdantas@hotmail.com
Posted by Picasa

Nenhum comentário: