agosto 17, 2009

A guerra das TVs não pode fazer vítimas religiosas

Foto postada em grupoaudienciadatv.wordpress.com
A guerra das TVs não pode fazer vítimas religiosas

Sergio Domingues

No início de agosto, a Justiça de São Paulo acatou denúncia do Ministério Público acusando o bispo Edir Macedo e outras nove pessoas da Igreja Universal de formação de quadrilha e lavagem de dinheiro.

Foi o bastante para estourar uma guerra entre as TVs Globo e Record. Principalmente, em seus noticiários, tomados por acusações de um lado e de outro.

O fato é que ambas as emissoras têm muito o que explicar. As denúncias que pesam contra elas são muitas. De irregularidades legais e fiscais à mais nojenta submissão ao poderosos. Seja em relação às elites seculares do País e ao capital em geral, seja no apoio aos governos de plantão.

E instituição por instituição, o que dizer dos milenares crimes da Igreja Católica.

O que não podemos admitir é que essa guerra se transforme em perseguição religiosa. Em ódios que joguem fiéis contra fiéis ou permitam que pretensos defensores da vida laica criminalizem a fé de amplos setores da população.

A religiosidade popular acaba servindo de munição a uma guerra que esconde poderosos interesses econômicos. Se a religião pode ser o ópio do povo, aos poderosos interessa transformá-la no veneno da intolerância. Como sempre, a mídia grande é a principal responsável por espalhar a peçonha.

Fonte: http://www.consciencia.net/cafedamanha/
Posted by Picasa

Nenhum comentário: