agosto 15, 2009

Marcha em Brasília defende conquistas da Reforma Psiquiátrica

PICICA veste a camisa da Renila
Foto: Rogelio Casado - 2006

Nota do blog: Correção - O endereço do blog citado na nota do CRP-SP é de um dos núcleos da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanciomial - Renila. Para sua orientação, leia a lista dos endereços dos núcleos e das entidades organicamente ligadas à Renila que possuem um blog, do blog da marcha e do blog oficial da Renila.

1. Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial - Renila:

http://www.blogdarenila.blogspot.com/

2. Fórum Goiano de Saúde Mental:

http://www.forumgoianosaudemental.blogspot.com/

3. Fórum Gaúcho de Saúde Mental:

http://www.forumgauchosm.blogspot.com/

4. Núcleo Sudeste - Renila:

http://www.renilanucleosudeste.blogspot.com/

5. Orgulho Louco da Bahia:

http://www.orgulholoucobahia.blogspot.com/

6. Marcha dos Usuários pela Reforma Psiquiátrica Antimanicomial:

http://marchadosusuarios.blogspot.com/

Marcha em Brasília defende conquistas da Reforma Psiquiátrica

publicada dia 29/07/2009

A Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial – Renila (http://renilanucleosudeste.blogspot.com/), com apoio de diversas entidades, está organizando para o próximo dia 30 de setembro a Marcha dos Usuários à Brasília – Por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial. Para tanto, conclama a todas as organizações, entidades e associações de usuários e familiares para se organizarem e marcharem rumo a Brasília.

A iniciativa é uma resposta, segundo a Renila, às forças contrárias à Reforma Psiquiátrica Brasileira, que, em movimento organizado, utilizam a mídia para promover uma verdadeira campanha contra o SUS e as conquistas da Luta Antimanicomial. “Nesses meios de comunicação de massa são ouvidas autoridades e profissionais ‘doutores na matéria’”, justifica a entidade. “Casos malsucedidos são pinçados e apresentados como regra, fragilizando o trabalho desenvolvido e influenciando negativamente a opinião pública contra os avanços da Reforma Psiquiátrica; a voz do usuário nunca aparece. Suas entidades não são procuradas pelos jornalistas e suas opiniões não são consideradas.”

A marcha deverá partir de vários pontos do Brasil, sendo organizada pelos representantes da Renila em cada Estado. Durante todo o dia 30 de setembro, serão realizadas ainda atividades político-culturais em defesa do SUS, da Lei 10.216/01, da realização da IV Conferência Nacional de Saúde Mental e da Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, evidenciando o protagonismo dos usuários e fortalecendo a organização política dos usuários.

Mais informações nos e-mails marchadosusuarios@gmail.com, deusdetm@gmail.com (Deusdet) e vlmento@yahoo.com.br (Vera Lúcia).

Fonte: CRP-SP

Posted by Picasa

Nenhum comentário: