setembro 18, 2009

20 anos do Instituto Franco Basaglia

Nota do blog: Na ausência do Estado proliferaram ONGs e/ou Oscips no campo da saúde mental nos últimos 20 anos. O tema é tabu entre os reformistas. A história dessas organizações está por ser contada. Inegável sua importância no enfrentamento da omissão constitucional dos poderes públicos diante do horror do modelo manicomial vigente à epoca em que elas começaram a se disseminar pelo país. À sua sombra muitos municípios usaram esse instrumento para implementar suas reformas psiquiátricas. O IFB é um desses exemplos. A cidade do Rio de Janeiro muito deve aos profissionais dessa prestigiada organização, notadamente no campo da formação de pessoal, supervisão de serviços etc. O problema é o mau exemplo que daí derivou. Algumas delas não se limitam ao papel de formação. Governos interessados no que alguém já chamou de "privatização branca" dos serviços de saúde mental acabaram por instituir o modelo, naquilo que nos é mais caro: oferta de serviços. É o caso de São Paulo. Se o tucanato permanecer no poder, pode-se esperar por mais "privatizações". Por essa e por outras, acrescento à Marcha dos Usuários: por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial... Pública.

Direitos Humanos e Atenção Psicossocial

20 anos do INSTITUTO FRANCO BASAGLIA – IFB

Semana Comemorativa - 21 a 30 de setembro de 2009


Local: Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Auditório CFCH – Prof. Manuel Maurício
Instituto Municipal Philippe Pinel


20 anos do Instituto Franco Basaglia. Ao longo deste tempo, muito esforço coletivo para a construção de uma rede de saúde mental embasada nos direitos humanos, territorializada e, efetivamente, capaz de produzir novos sentidos de vida para todos aqueles envolvidos na transformação da assistência voltada para as pessoas portadoras de transtornos mentais.

Na “Semana Comemorativa 20 anos”, o IFB busca lembrar os caminhos até agora percorridos, marcar novos compromissos e contribuir para uma análise do momento atual da Reforma Psiquiátrica, seus novos desafios e horizontes. É importante dizer que o IFB é uma obra de muitos, e vem recebendo o apoio e a contribuição de todos aqueles que se motivam para o ideal de uma sociedade sem manicômios.

A todos os colaboradores e amigos do IFB e, em especial, a todos os usuários que vêm nos acompanhando e nos ensinando caminhos, o nosso agradecimento por esta travessia de duas décadas de existência.

Segue em anexo a programação (acima).
Posted by Picasa

Nenhum comentário: