setembro 22, 2009

Floriano sedia quinta etapa da Conferência de Comunicação do Piauí

Floriano - Pauí - Brasil
Mapa postado em commons.wikimedia.org

Floriano sedia quinta etapa da Conferência de Comunicação do Piauí

A cidade de Floriano sediou no último fim de semana, dias 18 e 19, a quinta etapa em preparação para a Conferência de Comunicação do Piauí. O evento aconteceu no dia nacional da Tv e dá um exemplo para o país, pois contou com a participação marcante de empresários da área que discutiram com a população a comunicação desenvolvida na região que compreende os territórios de desenvolvimento Tabuleiros dos Rios Piauí e Itaueira e Tabuleiros do Alto Parnaíba.

Durante a Conferência, integrantes da comissão organizadora estadual, que conta com a participação de mais de vinte entidades, discutiram temáticas como princípios da comunicação e controle social, comunicação comunitária, convergência tecnológica e comunicação regional.

O representante da Amarc na comissão organizadora da conferência, Márcio Araújo, provocou um forte debate sobre comunicação comunitária, principalmente, sobre a programação desenvolvida nas rádios comunitárias da região,pois muitas delas possuem uma programação comercial e não voltada para a comunidade.

Para Márcio Araújo, essa temática é construída a partir de uma mensagem diferente realizada com a comunidade gerando, consequentemente, mobilização social. “Falar em comunicação comunitária é fazer uma comunicação para a comunidade utilizando diferentes meios de comunicação como o jornal-mural, TV, jornal impresso, e não somente o rádio”, enfatizou Araújo.

Traçando o perfil da comunicação desenvolvida na região de Floriano, o representante da Universidade Estadual do Piauí, professor Orlando Berti, integrante da comissão organizadora estadual, ressaltou a importância de debater a comunicação na região, principalmente para a cidade de Floriano, município sede de portais, rádios e da única Tv do Estado com concessão.

Após um caloroso momento de debate, os participantes apresentaram e escolheram suas propostas com destaque para a ampliação do financiamento público (verba publicitária) para os meios de comunicação do interior do estado; a programação das rádios comunitárias e alteração na lei nº 9.612 no quesito transmissão, assegurando que cada rádio comunitária alcance a comunidade que a originou.

Uma temática muito discutida foi o serviço de telefonia fixa, móvel e de internet no qual os participantes propuseram a elaboração de uma nova forma de cálculo da assinatura residencial de telefonia fixa, que reflita o custo e depreciação do bem e inovação tecnológica e melhoria da qualidade dos três serviços que, principalmente no oeste e sul do Piauí, apresentam problemas no fornecimento, sobretudo quanto à socialização das informações e interlocução comercial.

Gestores e funcionários dos veículos de comunicação da região acirraram o debate sobre a formação em comunicação, pois muitos atuam na área, mas não tem uma formação superior. Para solucionar a questão, os participantes propuseram a criação do curso de graduação em Comunicação Social no município de Floriano e a criação de um curso de tecnologia em Comunicação Social através da Universidade Aberta do Brasil (UAB) nos municípios do território onde existi pólo de estudo.

No final da conferência foram eleitos delegados que irão representar os territórios na Conferência Estadual de Comunicação que será realizada no período de 29 a 31 de outubro, em Teresina. Foram escolhidos oito representantes da sociedade civil - quatro produtores e quatro consumidores de comunicação; seis empresários e quatro representantes do poder público.

Fonte: Boletim Fitert - 19/09/09 -Laerceio reporter
Posted by Picasa

Nenhum comentário: