setembro 29, 2009

Hospitais psiquiátricos do Rio em agonia (duas leituras possíveis)

Hospital Psiquiátrico Nise da Silveira
Foto:
Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro
Publicada no jornal O Globo

Nota do blog: Matérias como esta abaixo estão servindo para justificar a privatização do Sistema Único de Saúde. Aguarda aí. Tem resposta do companheiro Edmar Oliveira. Vou no aeroporto me despedir dos companheiros da Associação Chico Inácio que estão indo a Brasília participar da Marcha dos Usuários por uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial. Na pauta: pelo fechamento dos manicômios e um grande NÃO à privatização do SUS.

***

Descaso

Hospitais psiquiátricos do Rio em agonia

Publicada em 28/09/2009 às 09h35m

Fernanda Baldioti

RIO - Internos dormindo no chão, fumando na enfermaria, pacientes obrigados a comer em pé, leitos sem colchão, roupas misturadas ao lixo, banheiros sem pia e sanitários esguichando água. Esse foi o quadro encontrado pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Carlos Eduardo (PSB), durante uma vistoria realizada no Instituto Municipal de Assistência à Saúde Nise da Silveira, mais conhecido como hospício do Engenho de Dentro, e no Instituto Municipal Philippe Pinel, em Botafogo. A crise, causada em parte pelo corte no orçamento e pelo hiato entre o que é gasto e o valor repassado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), levou o psiquiatra Edmar Oliveira a pedir demissão do cargo de diretor do Nise este mês, após dez anos exercendo a função:

- A secretaria cortou 25% dos contratos terceirizados, que são responsáveis por setores como alimentação e limpeza. Com isto, gestores que, como eu, já vinham fazendo economia, foram prejudicados. Eu já tinha cortado todos os excessos, com menos 25%, não tinha mais como trabalhar. As enfermarias estão em petição de miséria. Com essa verba, só conseguia trocar as lâmpadas - afirmou Oliveira.

Leia mais em O Globo

Posted by Picasa

Nenhum comentário: