setembro 23, 2009

Vozes da Voz

O que é o Vozes da Voz

Setembro 21, 2009 por vozesdavoz

O grupo “Vozes da Voz” surgiu em março deste ano contando com profissionais de audiovisual em parceria com psicólogos e sociólogos. Nossa idéia inicial era fazer um documentário que mostrasse o tratamento da loucura no Brasil.

O primeiro vídeo foi uma produção independente que começou a ser gravado em maio e foi finalizado em agosto. Nesse tempo houve uma pesquisa e contato maior com a causa, o que nos gerou parcerias e maior apoio por parte dos serviços psicossociais e seus usuários.

No filme abordamos os olhares e tratamentos da saúde mental no país e, principalmente, em São Paulo. Fizemos um resgate histórico das instituições psiquiátricas, dando ênfase às formas de tratamento sem confinamento, sendo a nossa maior referência os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial).

Além disso, buscamos trazer o olhar humano do usuário, mostrando que a sociedade precisa aprender a conviver com as diferenças e não simplesmente ignorá-las. Trazemos questionamentos que contribuem para o fim do estigma do “louco” como alguém que não tem credibilidade e que não pode viver em sociedade. Buscamos, através das vozes dos profissionais e usuários da saúde mental, ampliar os direitos políticos, legislativos e, principalmente, sociais do louco no Brasil.

Nossas ações estão focadas em registrar e exibir, de maneira artística e poética, os vários tipos de tratamentos substitutivos ao antigo sistema manicomial, em formato de filmes documentários de curta-metragem. A decisão de fazer um trabalho continuo, que não parasse em apenas uma obra, surgiu a partir da intensa pesquisa e contato do grupo com pessoas da área da saúde mental. Foi notado que a loucura, assim como seu tratamento, ainda é assunto pouco falado no nosso país e que abriga uma série de questões que precisam ser destrinchadas e discutidas no âmbito social.

Percebemos que estamos lidando com algo muito maior que simplesmente um documentário sobre saúde mental. Nós estamos lidando com histórias vivas, humanas. Nos apaixonamos por cada olhar que capturamos através das nossas lentes, não apenas como cineastas, mas, principalmente, como seres humanos. Esta entrega, nos fez decidir a não parar em apenas um filme. Quando retomamos as gravações de “Vozes da Voz”, já tínhamos nos dado conta que esse será um trabalho que estenderemos para toda uma vida de militância política e social. E, uma das formas que acreditamos ser essencial nesse processo é o cinema.

Fonte: Vozes da voz
Posted by Picasa

Nenhum comentário: