outubro 26, 2009

Crepúsculo dos Deuses

Çrepúsculo dos Deuses
Divulgação
A ACCPA (Associação dos Críticos de Cinema do Pará) inicia a sua colaboração com a programação do Cineclube Pedro Veriano com o programa CINEMA SOBRE CINEMA com 4 filmes que falam sobre o cinema dentro do seu enredo. Para começar, no dia 27/10, terça-feira, às 18:30 h, com entrada franca, será exibido o clássico *"CREPÚSCULO DOS DEUSES"* de Billy Wilder. A seguir, informações sobre o filme:

*"CREPUSCULO DOS DEUSES"*

Original: Sunset Boulevard- EUA, 1950
Direção de Billy Wilder
Roteiro de Charles Brackett e Billy Wider
Fotografia de John F. Seitz
Música de Franz Waxman
Elenco: William Holden, Gloria Swanson, Nancy Olson, Erich Von Stroheim, Fred Clark, Jack Webb;

*Resumo do argumento*: Um assassinato no famoso Sunset Boulevard de LosAngeles, onde ficavam as mansões dos astros do cinema, leva à história de um roteirista endividado que acidentalmente vai ter à casa de uma atriz do cinema mudo que vive reclusa, apenas com o seu motorista & mordomo, convencida de que ainda é um nome famoso da industria cinematográfica. Ali o roteirista fica detido pela paixão que logo lhe dedica à antiga estrela.

*Importância Histórica :*
O filme foi um grande sucesso de público e de critica. Ganhou3 "Oscar" (Direção de arte, música e roteiro) e foi candidato a mais de 12 prêmios. O que incomodou na época foi o fato de Gloria Swanson, na verdade um ícone do cinema mudo, não ter recebido um prêmio por sua notável interpretação. As locações obedeceram a um cronograma que fixou imagens de ruas eedificações existentes na época da ação. Só os interiores da casa da atriz foram construídos nos estúdios da Paramount, assim como a piscina da casa onde se passa a primeira seqüência. Stroheim, famoso ator (“5 Covas no Egito”) e diretor (“Ouro e Maldição”) não dirigia (na época já sofria de artrite e usava um colete) sendo o carro (raríssimo) puxado para as cenas em que ele fazia a vez de motorista pelas ruas da cidade.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: