outubro 25, 2009

A Manaus do saudoso filósofo Antônio Paulo Graça

Manaus, cidade de contrastes. Ploft!
Foto: Rogelio Casado - Manaus-Amazonas-Brasil, 2009

Manaus, Manaus, Manaus!

Infelizmente não se pode dizer que Manaus seja a melhor cidade do mundo. É apenas a melhor do Brasil, exceto todas as outras que lhe são superiores.

Seus jornalistas se encontram entre os mais informados do País, desde que se eliminem todos aqueles que possuem qualquer informação.

Na educação temos as melhores escolas, alunos e professores. Contudo, inexplicavelmente, essa mistura ainda não deu certo. Nada é perfeito. Nossos grandes pesquisadores já conseguiram explicar quase tudo sobre a realidade amazônica. Evidentemente, desse tudo ficaram de fora a cultura indígena, nossa história, as desigualdades e coisas semelhantes que não tem a menor importância.

Na cultura (ai sim!), Manaus se distingue de todas as outras cidades do planeta. No mundo inteiro, as pessoas podem ser talentosas ou idiotas. Em Manaus, entretanto, quem faz cultura são os idiotas.

Fora do governo estadual, municipal, das grandes, médias e pequenas empresas, além da sociedade em geral, em nossa cidade não há corrupção – honestidade completa.

Antigamente as coisas por aqui eram muito piores. Mas depois elas foram piorando, piorando, piorando... Por isso, ao contrário das outras nações não precisamos ter esperança, já chegamos ao melhor que poderíamos esperar. A não ser que, sem nenhuma razão lógica, tudo possa melhorar.

Antônio Paulo Graça
Aprés Millor Fernandes
Posted by Picasa

Nenhum comentário: