outubro 24, 2009

Pegaram Judas pra Cristo

Nota do blog: Lula usou Jesus e Judas Iscariote como metáfora num discurso político. Imagine se ele tivesse contado a infame piada acima. Iam querer excomungá-lo. Vôte, Satanás!

[ Amálgama ]
Pegaram Judas pra Cristo

por Lelê Teles – Ah, as metáforas… Sabe como é, faz-se delas o que quer. Os malandros preferem lê-las no sentido literal. A dos “brancos dos olhos azuis“, por exemplo.

A direita está sem discurso, Serra não tem projeto. PSDB e DEM já começam a se estranhar, não que o DEM tenha um candidato próprio, mas não acredita na viabilidade de Serra, e pede Aécio. Aécio, exausto, daqui a pouco pede a toalha.

Mas vamos às metáforas. No meio da semana, a Folha chama Lula às falas, conversa daqui, cutuca dali, solta um Serra. Lula diz que ninguém se interessa pelo que diz esse senhor. Mas a Folha mostra que ela se interessa e tasca uma outra colocação de Serra, como se fosse um pergunta enviada em um papelzinho e que o repórter tinha que enfiá-la na entrevista.

Kennedy Alencar suou e já ia desistir, mas eis que veio uma metáfora: Jesus e Judas. Ah!, agora sim, pegamos ele. Dia seguinte, nada se soube sobre o teor da entrevista, só se falava em Jesus e Judas. Arthur Virgílio (o que surraria Lula e foi surrado nas eleições) disse que Lula mimetizava o próprio Cristo e que isso era uma blasfêmia.
O ateu FHC também levou a metáfora no sentido literal e sentenciou: “Não foi isso que a gente aprendeu na escola, nas aulas de religião.” Hahaha. Roberto Freire, outro ateu, disse que Lula da Silva chegou ao “cúmulo de justificar suas alianças escusas colocando Jesus e Judas em conluio”. Alianças escusas, diz o ex-comunista, Judas e Jesus, diz o ex-comunista. Freire também deve ter aprendido sobre Judas e Jesus na mesma escola de FHC, a escola dos caras-de-pau.

A CNBB foi chamada e deveria dizer “Ora deixem disso, Lula não falava no Cristo histórico e nem no Cristo bíblico, usou uma metáfora somente”. Uma vez que metáfora, como todos nós sabemos, é um recurso de estilo onde se usa uma expressão dando a ela um outro sentido, um sentido figurado. Mas FHC e Freire leram a Bíblia na escola, e a CNBB não foi à escola nas aulas de português sobre metáforas e metonímias. Parece que todos estavam entorpecidos por um certo tipo de Ácido Crístico.

O que deixou todos meio loucos não foi Cristo e nem foi o pérfido Iscariotes, foi a figura de Antônio Conselheiro que Lula parecia luzir dentro daquele curso de concreto, com um céu azul por cima e uma imensidão em sua volta (o Ser Tão vai vir amar). Os homens de pouca fé sentiram-se apequenados. Serra se viu imerso na lama fétida do rio que lhe emporcalha a cidade. Aécio lembrou-se dos dejetos que joga no Velho Chico. Cristovam, ao ver o curso sinuoso do novo rio, percebeu que Deus escreve certo por linhas tortas.

Mais uma vez chamaram Marina Silva pra falar mal do Lula, até quando essa senhora vai fazer esse papel ridículo? A mídia a cozinha em Banho-Marina, sempre que podem sacam-na da algibeira, ou é ela ou é o Gilmar Mendes.

No final das contas nada ficamos sabendo sobre Judas e ninguém analisou as outras respostas de Lula. A entrevista está disponível. Mas, para quem não sabe, Judas Iscariotes foi o primeiro malandro beneficiado pelo recurso da delação premiada, entregou o chefe, foi absolvido e ainda levou um saco de moedas.
Pegaram Judas pra Cristo

Leia também:

O Partido Verde vai amadurecer


Rio 2016 – Medo, despeito e reclamações

Retrô 2008
Posted by Picasa

Nenhum comentário: