novembro 26, 2009

Banda larga gratuita?

Lula e Pablo Casado
Foto: Rogelio Casado - Manaus - Amazonas - Brasil, 1982

Nota do blog: Companheiro presidente, Pablo, meu filho, ainda tinha 5 anos de idade, em 1982, você sequer era candidato e muito menos presidente da república. O tempo passou. Juan, meu filho mais novo, vai fazer 5 anos e até agora, como seu irmão, vive numa época de um dos piores serviços do Brasil, ruim e caro: a internet. Juan e Pablo - bota aí Diego, meu outro filho - apostam que você não deixará a presidência da república sem deixar uma banda larga decente para o país. O Miguel do Rosário, do Oleo do Diabo, é outro entusiasta. E aí, sai ou não essa banda, meu companheiro? Juan terá 9 anos de idade quando voltares a governar ao Brasil. Até lá ele vai caprichar pra te mandar uma mensagem de agradecimento, na velocidade da banda larga gratuita, off course.

Oleo do Diabo

Banda larga gratuita?

Meus amigos, se o Lula vencer essa parada e conseguir montar uma estatal de banda larga, que preste inclusive os serviços de provedor, para todo o país, será a vitória final da blogosfera. Eu, como blogueiro, não quero ajuda nenhuma do governo. Não suporto editais, burocráticos demais e que, de qualquer forma, criam amarras. A única maneira que o governo pode realmente me auxiliar é aumentando a banda larga no Brasil. A conexão telefônica é, hoje, praticamente inútil para se conectar a internet. Nem email dá para ver direito. E a conexão é a vida da internet, obviamente. De maneira que a banda larga é a vida da internet. Sem banda larga, não há internet no Brasil. E sem internet, não há cultura digital.

A extensão continental do Brasil, o tamanho de sua população, e o relativo atraso tecnológico do país, justificam plenamente a adoção de um vasto plano de governo para levar a banda larga para todas as regiões brasileiras.

Meu irmão, de quem já falei a vocês, vive num sítio em Rio Bonito, e está aborrecido porque a internet que as operadores lhe oferecem são muito caras e ruins. A maior parte da área rural do Brasil ainda vive um apagão internáutico.

Aqui não estamos mais falando de nenhuma guerra contra a grande mídia. A internet, atualmente, é condição fundamental para o cidadão integrar-se ao mundo moderno. Não se trata de moda, porque a internet possibilita, inclusive, a conexão com o passado. A internet é uma grande memória virtual e, numa democracia vibrante como a do Brasil, faculta ao povo o direito de opinar nas grandes questões nacionais.

Sendo assim, é com muito entusiasmo que eu defendo a banda larga universal e gratuita para todos os brasileiros. O custo de um projeto desses seria infinitamente menor que as vantagens proporcionadas.

Outra utopia seria a criação de nuvens de wifi gratuitas sobre as cidades, o que será fácil após a implementação de um vasto sistema de banda larga interligado nacionalmente, de maneira que todos, brasileiros ou estrangeiros, pudessem acessar a internet, de seus laptops, em qualquer lugar que estivessem, seja restaurantes, bares ou praia.

Acesse www.oleododiabo.blogspot.com
Posted by Picasa

Nenhum comentário: