novembro 26, 2009

Lançamento do livro “Contabilidade Social”, de Francisco de Assis Mourão

Manaus, 25 de novembro de 2009

A Livraria Valer tem a satisfação de convidá-lo(a) para o lançamento do livro “Contabilidade Social”, de Francisco de Assis Mourão. O evento acontecerá durante a Feira Internacional da Amazônia – FIAM, no dia 27 (sexta-feira), às 18h30, na Av. General Rodrigo Otávio – Distrito Industrial (tenda externa do Stúdio 5 – Stand Valer).

A obra é resultado de mais de 20 anos de experiência do autor, economista e professor Francisco de Assis Mourão, que vem lecionando a disciplina Contabilidade Social ou Nacional, no Departamento de Economia e Análise, órgão pertencente à Faculdade de Estudos Sociais da Universidade Federal do Amazonas. Por outro lado, o livro é resultante do aperfeiçoamento das aulas ministradas a cada semestre, permitindo a construção de uma metodologia científica que, em última instância, se traduz numa ferramenta prática para uma correta interpretação das estatísticas do PIB – Produto Interno Bruto, usualmente divulgadas pelo IBGE.

O livro pretende ainda oferecer um método do tipo “passo-a-passo” aos profissionais que trabalham no setor governamental ou que prestem serviços na área macroeconômica, uma vez que encontram uma espécie de “decodificação” da metodologia do IBGE, lançada a partir de 1997, substituindo a antiga formatação instituída pela FGV – Fundação Getúlio Vargas, a primeira organização credenciada pela ONU ao levantamento dos agregados nacionais. Vale ressaltar que um dos conceitos explorados no livro, foi aplicado com sucesso pelo autor em estudo macrorregional no município de Coari, o que resultou em aumento dos níveis de repasse do ICMS Estadual, contribuindo para a melhoria da interiorização dos investimentos públicos no Estado do Amazonas.

Finalmente, deve-se dizer que este livro disponibiliza aos acadêmicos de Economia, Contabilidade e Administração um roteiro metodológico simples, enfatizando a conceituação teórica que serve de base ao estudo da macroeconomia.

Sobre o autor

Francisco de Assis Mourão possui graduação em Economia pela Faculdade Cândido Mendes – RJ (1968); pós-graduação em Planejamento Econômico pelo CENDEC/Ministério do Planejamento – RJ (1970); pós-graduação em Elaboração e Análise de Projetos pelo CENDEC/Ministério do Planejamento – RJ (1970) e Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade do Estado de São Paulo – USP/FEA (1979). Exerce o Magistério desde 1969, atuando nas disciplinas: Teoria do Investimento Financeiro, na Faculdade Cândido Mendes (RJ); Matemática Aplicada à Economia (RJ); Introdução à Economia, Teoria Microeconômica (I, II e III) e Contabilidade Social, na Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é sócio titular da empresa Assis Mourão Consultoria Econômica.

Evento: Lançamento de livro
Livro: Contabilidade Social
Autor: Francisco de Assis Mourão
Data: 27 de novembro de 2009
Horário: 18h30
Promoção: Livraria Valer
Local: Av. General Rodrigo Otávio – Distrito Industrial (tenda externa do Stúdio 5 – Stand Valer)
Quanto: Entrada franca
Contatos: Valer: 3635-1324 / Autor: 9136-7550 /8818-1398 / 3642-5631 / assismourao@hotmail.com
Posted by Picasa

Nenhum comentário: