novembro 21, 2009

Pela reconstrução da Associação Amigos de Manaus (AMANA)


Pela reconstrução da Associação Amigos de Manaus (AMANA)

Tenho dito, e vou repetir, que a questão da construção de um terminal portuário na região das Lajes, diante do lugar sagrado onde encontram-se os rios Negro e Solimões para formar o rio Amazonas, em território brasileiro, a 17 km de Manaus, sobejamente conhecido pelo turismo internacional como Encontro das Águas, é apenas um dos graves problemas sócio-ambientais anunciados por denúncia do movimento social "SOS Encontro das Águas".

Na verdade, o município de Manaus vem sofrendo uma série de ataques da mesma indústria que ajudou a preservar mais de 90% das nossas florestas, segundo as fontes oficiais. Há quem diga que o real motivo é a ausência de políticas públicas de desenvolvimento do interior do estado do Amazonas. Em seu lugar, políticas de desenvolvimento sustentável estariam contribuindo para não ocorrer o mesmo desmatamento ocorrido no sul do Pará. Em compensação, o aumento da renda per capita do interior amazonense é pífio, salvo ali aonde a Petrobrás achou gás natural. Pelo sim, pelo não, sabe-deus o que acontecerá com a rodovia BR 319 (Manaus-Porto Velho), quando 100 mil homens deixarem os canteiros de obra das hidrelétricas em construção no rio Madeira. Vai ser um deus-nos-acuda!

Exemplos de depredação do meio ambiente não nos falta. Fico no mais emblemático deles: a expansão do Distrito Industrial II que aterrou criminosamente as nascentes do lago do Aleixo, além de jogar nesse lago resíduos nocivos à saúde humana e à fauna ictiológica. A cadeia alimentar está necessariamente afetada, sem que a Vigilância Sanitária do Estado do Amazonas consiga alterar esse quadro, tal é o poder da indústria, que paga multas e volta a incidir no crime.

Um outro exemplo, você pode ver na reportagem aqui postada, que colhi no UOL Notícias. É notícia quente. Tem pouco mais de seis meses.

Os manauaras já reagiram a outros tipos de depredação, como o que seria provocado pela criação de um camelódromo. Resultou dessa luta a fundação da Associação Amigos de Manaus. Atualmente, a maior parte dos seus fundadores ocupam cargos públicos. Outros, estão cansados-velhos-de-guerra. Muitos se consideram impedidos de participar da revitalização dessa importante entidade de defesa do patrimônio público, paisagístico e cultural do estado do Amazonas. Será? À luta, companheir@s?

* * *

As nascentes dos igarapés, os braços estreitos dos rios, estão contaminadas por resíduos industriais. Com isso, peixes e animais estão morrendo. E os moradores ficam expostos aos riscos de doenças graves. Mais informações em UOL Notícias http://noticias.uol.com.br/

Nenhum comentário: