dezembro 24, 2009

Boletim Intervozes 10

Olá!

Desejando a todos e todas um excelente 2010. O Intervozes encerra o ano com importantes conquistas e novidades para partilhar. Celebramos um 2009 com alguns avanços no setor das comunicações do Brasil, coroado com a realização da I Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). As resoluções da Confecom apontam para medidas democratizantes no setor com propostas para fortalecer e descriminalizar as rádios comunitárias, efetivar o sistema público de comunicação e dar mais transparência, critério e participação nas concessões de rádio e TV. A Conferência também definiu que o direito humano à comunicação seja incluído na Constituição Federal e que o serviço de banda larga deve ser prestado em regime público.

Também foi neste ano que o Intervozes encerrou o primeiro ciclo de debates sobre os Indicadores do Direito à Comunicação. As atividades, desenvolvidas em parceria com a UNESCO, o Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom) da UnB e o Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Comunicação e Consciência (NETCCon) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, passaram por Brasília (DF), São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Em 2010, estão previstas a realização de um evento nacional e a conclusão do documento para aplicação de um projeto piloto no Brasil.

Outra grande novidade foi o lançamento do vídeo "Levante a Sua Voz". Numa linguagem inspirada no filme "Ilha das Flores", do diretor Jorge Furtado, o vídeo compara a regulação da comunicação no Brasil com a lei da selva, onde os mais fortes ditam as regras. Vale a pena conferir!

Por fim, também o Observatório do Direito à Comunicação encerrou o ano com ações de peso. Além da cobertura em tempo real e exclusiva da I Conferência Nacional de COmunicação (veja aqui), o portal portal lançou a série especial "Debates Fundamentais", que vai jogar luz sobre temas como "Convergência Digital" e "Sistema Público". Quatro documentos, que serão lançados até o fim de janeiro, vão se transformar em revista digital sobre a Comunicação no Brasil.

Faça um ótima leitura e boas festas!

Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social

*

Confecom aprova resoluções importantes para as organizações sociais

Rádios comunitárias, sistema público de comunicação, revisão dos processos de concessão de rádio e TV e banda larga foram alguns dos temas das propostas aprovadas, apontando para um novo cenário das comunicações no Brasil.

Conjunto de indicadores do Direito à Comunicação será desenvolvido em 2010

Encerramento de ciclo de debates promovidos pela Unesco, Intervozes, LapCom/UnB e NETCCon/UFRJ aponta para um seminário nacional no início de 2010 e para a construção de um conjunto de indicadores a serem aplicados de forma piloto no Brasil.

Intervozes lança vídeo sobre Direito à Comunicação

Filme denuncia a concentração da comunicação no país que viola os direitos dos cidadãos e cidadãs que querem se fazer ouvidos no Brasil.

Observatório lança série "Debates Fundamentais"

Portal lança série especial que vai jogar luz sobre temas como "Convergência Digital" e "Sistema Público". Quatro documentos, que serão lançados até o fim de janeiro, vão se transformar em revista digital sobre a Comunicação no Brasil.

Rua Rego Freitas 454, CJ
122 - 12º andar
São Paulo SP
CEP: 01220-010
11 3877.0824


*

Ed. José Severo, sala 509, Quadra
6 - Bl. A - 81, SCS
Brasília DF
CEP: 70326-900
61 3341.3637

Fonte: www.intervozes.org.br
Posted by Picasa

Nenhum comentário: