dezembro 19, 2009

A nova era do Fórum Mundial Social

FORUM SOCIAL MUNDIAL TEMÁTICO-BAHIA

PROPOSTA INOVADORA

O FSM Temático da Bahia em Salvador se inscreve numa nova era dos FSM’s. No fórum de Porto Alegre, a ser realizado alguns dias antes do nosso, se fará um balanço dos dez anos de fórum. A perspectiva do fórum de Salvador é, de um lado, o encaminhamento das propostas de lutas e campanhas que visem à continuidade dos enfrentamentos à crise do capital.

No entanto, Salvador será mais do que isso. Traremos para dentro do fórum segmentos tradicionalmente pouco afeitos a participação em nossos eventos, o segmento governamental, o religioso e o cultural. Serão três fóruns em um. Haverá uma dimensão especial voltada para o dialogo entre sociedade civil e sociedade política, com a presença de chefes de Estado da África e da América Latina, e entre a própria sociedade civil destas regiões mundiais escolhidas pelo fórum para um dialogo prioritário. Esse momento prevê reuniões horizontais entre esses movimentos sociais para troca de experiências.

A dimensão cultural terá um caráter extraordinário. Isso não poderia passar despercebido numa região como o Nordeste que se caracteriza por uma rica diversidade cultural. Buscaremos expressar todo tipo de manifestação popular e dar um caráter político-cultural a muitos dos eventos do fórum.

Não poderíamos, entretanto, de dar um destaque especial às crises do nosso tempo. Afinal trata-se de um fórum preparatório ao de Dakar em 2011 e que aponta para a consigna DE SALVADOR À ILHA DE GORÉE, sendo percebidas múltipla dimensões dessas crises no que chamamos de “crise civilizatória”.

Site: www.fsmbahia.com.br

Um outro mundo é possível. Um outro Brasil é necessário!

E-mail: fsmt.foco@gmail.com
Posted by Picasa

Nenhum comentário: