dezembro 14, 2009

O sonho de don chisciotte

Milão (urgente) - Zefofinho de Ogum, correspondente deste PICICA, voltava da cidade de Savona, no norte da Itália, quando foi surpreendido por uma notícia bombástica: o agressor do primeiro-ministro italiano, atingido por um souvenir da catedral de Milão (com base de ferro), é uma pessoa que faz tratamento psicológico. Para Zefofinho, que não tem papas na língua, usar do eufemismo "tratamento psicológico", é porque a coisa é grave. "Era só o que faltava. Desta vez Berlusconi manda reabrir os hospícios que o Basaglia fechou com a lei 18o", pensou Zefofinho enquanto dirigia-se à chefatura de polícia para obter mais informações sobre o caso, temendo a repercussão no Brasil, onde a psiquiatria conservadora vem atacando a reforma psiquiátrica desde 2006.
È vero. O agressor - Massimo Tartaglia, 42 anos -, que quebrou dois dentes e o nariz do primeiro-ministro, vem sendo tratado nos últimos 10 anos. Em linguagem popular, o homem que materializou o sonho da turma do www.donchisciotte.net tem, de fato, problemas mentais. Seu psiquiatra acompanhou os primeiros interrogatórios.
Entrevistando um político de esquerda, que está no crespúsculo da sua vida parlamentar, e que não quis se identificar (principalmente ao saber que a matéria seria reproduzida no Brasil, onde tem familiares, um deles com "problemas mentais"), Zefofinho ouviu o seguinte depoimento: "O problema de Berlusconi é que ele vem fazendo uma campanha contra as instituições (o judiciário, por exemplo, que na Itália é autônomo), o que tem acirrado o clima de tensão no país. É algo que ele faz todas as vezes que se sente contra a parede.

O editor desse blog não sabe exatamente o que Zefofinho quis dizer com autonomia do judiciário italiano. O brasileiro acaso não é autônomo? O fato é que entre as piadas das últimas horas qe circulam na internet italiana pescamos uma pista do enigmático Zefofinho: "Sabe qual é a diferença entre Berlusconi e o homem que agrediu ele?...Este último será processado". No Brasil diriam que um deles tem a chave do hospício.
E Savona?

Buono, questo é l'altri storia. Zefofinho fez uma série de entrevistas em Savona - norte da Itália - sobre um caso de irreverência de um artista que pintou o primeiro-ministro italiano, num abiente onírico, e que deu o que falar na mídia ao representá-lo ao lado da ministra da Igualdade, a "gostosíssima" Mara Carfagna: ele com um par de asas de anjo, ela com seus voluptuosos seios à mostra. Num outro quadro, Silvio Berlusconi aparece com ex-primeira dama Veronica Lario, igualmente desnuda.

Arte de Fillipo Panseca
Foto postada em static.guim.co.uk

O pintor chama-se Filippo Panseca. A "homenagem" tem como inspiração a pintura de um artista do século XIX. Panseca tem um vasto e diversificado currículo. Dá aulas de pintura na Academia de Belas Artes de Brera, foi deputado municipal, fez mais de 70 exposições e foi convidado para a Trienal de Milão e para as Bienais de Milão e Veneza.

Segundo o pintor o quadro é uma singela homenagem para o poderoso primeiro-ministro. Um simpatizante de Berlusconi disse ao nosso correspondente que "Silvinho tem uma fortuna estimada ente 14 a 22 milhões de dólares. Ma che cazzo!?... ele está cagando e andando para quem não simpatizou com a homenagem". Já para um espirituoso universitário que costuma passar férias no Brasil: "É uma tremenda caetanagem homenagear o pior premiê da história da Itália".
Posted by Picasa

Nenhum comentário: