janeiro 21, 2010

Belém realiza ato poético-político-religioso contra a intolerância religiosa






Jornal Folha SP - 06.Mar.2009
http://www1.folha.uol.com.br/folha/il...

Procuradoria processa Record e Gazeta (...) As emissoras exibem programas da Igreja Universal (...) que associam expressões como "encosto", "demônios", "espíritos imundos" e "feitiçaria" a religiões de origem africana, quando intercalam essas palavras com o termo "macumba". (...)

Os piores dentre os ignorantes são aqueles que desconhecem a própria ignorância. Aqueles que se deixam instruir desvencilham-se da ignorância, e principalmente, do preconceito, essa erva daninha que tanto prejudica e retarda a evolução dos homens de boa vontade. Benditos os que instruem, pois ajudam a espalhar a luz onde ainda há trevas. Vamos conhecer então a sublimidade e a beleza que há na Macumba, na Umbanda, e no Candomblé.

Dalai Lama: A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor, que te faz mais compassivo, que te faz mais sensí¬vel, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável.

O Espírito da Verdade: A melhor doutrina é a que melhor satisfaz ao coração e à razão, e que mais elementos tem para conduzir o homem ao bem. (Livros dos Médiuns Allan Kardec - Capítulo XXVII - Item 302).

Santo Agostinho: O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza.Se ele interroga sua consciência sobre seus próprios atos,pergunta se não violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desperdiçou voluntariamente uma ocasião de ser útil, se ninguém tem do que se queixar dele, pergunta, enfim, se fez aos outros tudo o que desejava que os outros fizessem por ele. (O Evangelho Segundo o Espiritismo Allan Kardec - Capítulo XVII, Item 3).

Gandhi: Uma vida sem religião é como um barco sem leme.

Macumba - Wikipedia, a enciclopédia livre da Internet
http://pt.wikipedia.org/wiki/Macumba

A primeira definição de Macumba que se encontra em qualquer dicionário é de: antigo instrumento musical de percussão, espécie de reco-reco, de origem africana, que dá um som de rapa (rascante); e Macumbeiro é o tocador desse instrumento.

O conceito da Macumba está tão arraigado na cultura popular brasileira, que são comuns expressões como "xô macumba" e "chuta que é macumba" para demonstrar desagrado com a má sorte. As superstições nesse sentido são tão grandes, que até mesmo para a Copa do Mundo foram criados sites para espantar o azar.

Popularmente, a palavra Macumba é utilizada para designar genericamente os cultos sincréticos (mistura de elementos culturais) afro-brasileiros derivados de práticas religiosas e divindades dos povos africanos trazidos ao Brasil como escravos, tais como os Bantos, como o Candomblé e a Umbanda.

(o texto completo está disponível no endereço acima)

Umbanda - Wikipedia, a enciclopédia livre da Internet
http://pt.wikipedia.org/wiki/Umbanda

Umbanda é uma religião formada dentro da cultura religiosa brasileira que sincretiza elementos vários, inclusive de outras religiões como o Catolicismo, o Espiritismo e as religiões afro-brasileiras.

Os conceitos aqui relatados podem diferir em alguns tópicos por se tratar de uma visão generalista e enciclopédica. Por se tratar de um conjunto religioso com várias ramificações, as informações aqui expostas buscam informar aos leitores da forma mais abrangente possível e sem discriminação ou preconceitos, pois todas as "Umbandas" têm suas razões de existir e de serem cultuadas.

História e sincretismo

As raízes da Umbanda são difusas. Existem diversas ramificações onde podemos encontrar influências indígenas (Umbanda de Caboclo), Africanas (Umbandomblé, Umbanda Traçada) e diversas outras de cunho esotérico (Umbanda Esotérica, Umbanda Iniciática). Existe também a "Umbanda Popular", onde encontraremos um pouco de cada coisa ou um cadinho de cada ancestralidade, onde o sincretismo (associação de Santos Católicos aos Orixás Africanos) é muito comum.

(o texto completo está disponível no endereço acima)

Candomblé - Wikipedia, a enciclopédia livre da Internet
http://pt.wikipedia.org/wiki/Candomble

Candomblé, culto dos orixás, de origem totêmica e familiar, é uma das religiões afro-brasileiras praticadas principalmente no Brasil, pelo chamado povo do santo, mas também em outros países como Uruguai, Argentina, Venezuela, Colômbia, Panamá e México. Na Europa: Alemanha, Itália, Portugal e Espanha.

A religião que tem por base a anima (alma) da Natureza, sendo portanto chamada de anímica, foi desenvolvida no Brasil com o conhecimento dos sacerdotes africanos que foram escravizados e trazidos da África para o Brasil, juntamente com seus Orixás/Inquices/Voduns, sua cultura, e seu idioma, entre 1549 e 1888.
Candomblé

(o texto completo está disponível no endereço acima)

***

Blog do CAIC informa

Ato em Belém lembra Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

COMITÊ INTER-RELIGIOSO PROMOVE ATO POÉTICO-POLÍTICO-RELIGIOSO
DIA 24 DE JANEIRO, DOMINGO, PELA MANHÃ, NA PRAÇA DA REPÚBLICA

O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, 21 de janeiro, foi instituído pela Presidente da República, com a Lei 11.635, em 27 de dezembro de 2007, também homenagem em Mãe Gilda, Sacerdotisa Afro-Religiosa, que morreu de infarto por ter tido sua foto associada à charlatanismo, sendo vítima de intolerância religiosa. Mãe Gilda faleceu no dia 21 de janeiro de 2000, aos 64 anos.

No mês dos 394 anos de aniversário da cidade de Belém vai acontecer o primeiro Ato de Combate à Intolerância religiosa realizado pelo Comitê Interreligioso do Pará. A ação faz parte do Calendário nacional de lutas e será realizada no dia 24 de janeiro, de 9h às 12h no Anfiteatro da Praça da República.

O ponto de partida na organização do movimento interreligioso se deu com a campanha a favor da proibição do comércio de arma de fogo e munição no Referendo de 2006. Um grupo diversificado de representações religiosas, junto com outros movimentos sociais e entidades de luta pelos direitos humanos, promoveu celebrações interreligiosas e ações articuladas a favor do SIM à proibição da comercialização de armas de fogo e a favor da disseminação da cultura de paz. Desde então, ainda que sem planejamento, o movimento interreligioso continuou se encontrando em outras atividades de promoção e respeito à diversidade e de denúncia das injustiças sociais e intolerância religiosa;

Atualmente em fase mais consolidada com 24 representações religiosas, o Comitê vem assumindo frentes de lutas como referência na defesa dos direitos humanos e liberdade religiosa, cumprindo sua missão que é a de promover o diálogo interreligioso para incentivar a cultura de justiça e da paz. A luta pela tolerância e diálogo entre as religiões produz a cultura de paz e novas relações de respeito e fraternidade.

A programação para o dia 24 tem início com:

- Uma concentração com chamada publica no entorno da praça com panfletagem, música, etc.,

- Cortejo: “Ato de Combate à Intolerância Religiosa” com chegada ao Anfiteatro

- Reverência ao Centro Sagrado com símbolos das diversas religiões.

- Abertura oficial com os representantes religiosos

- Banquete de poemas interreligiosos;

- Fala do representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB;

- Delegacia de Crimes Discriminatórios;

- Fala e canção com representantes do Santo Daime, dos Afro-religiosos, cristãos, Hare Krishna, Ananda Marga, Wicca, espíritas e performances e poesia com o poeta Antonio Juraci Siqueira.
A afirmação de unidade religiosa será materializada ao termino do evento com a canção pela Paz e todos estão convidados a viver ato e somar ao enlace das fitas nos braços selando o compromisso e fortalecimento do movimento frente à intolerância religiosa e injustiças sociais.

“A paz no mundo começa no meu coração, no seu coração. A paz.

A paz no mundo começa num abraço, de um abraço pela paz.”

Contatos: Cibele Kuss (9144-6135; 3276-8117); Roseli Souza (88686045); Tony Vilhena (88769371), Yandra Gallupo (82287166)

COMITÊ INTER-RELIGIOSO DO PARÁ

QUEM SOMOS

Pessoas e organizações religiosas em cooperação por um mundo sem intolerância e exclusões decorrentes de orientações e opções religiosas, promovendo uma cultura de paz e diálogo entre as religiões.

Missão: Promover o diálogo inter-religioso para incentivar a cultura de justiça e da paz.

Objetivo geral: Atuar na construção de uma sociedade justa, fraterna e pacífica pautada no respeito à diversidade religiosa.

Objetivos específicos:

- Conhecer e valorizar a diversidade religiosa na perspectiva da construção de relações de diálogo, respeito, justiça e paz.

- Combater a intolerância religiosa e toda forma de preconceito e exclusão social.

- Ampliar e fortalecer o Comitê Inter-religioso enquanto referência na defesa dos direitos humanos e liberdade religiosa.

REPRESENTAÇÕES:

Ananda Marga
Círculo Esotérico Estrela do Oriente
Centro Israelita do Pará
Escola Municipal Rui da Silveira Britto
Associação Brasileira da Arte e Filosofia da Religião Wicca/Coord. Belém
ISKCON – Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna
Santo Daime
União Espírita Paraense
Afro-Religiosos
ACAOÃ – Associação Cultural Afro-Brasileiro de Oxaguiã
Instituto Nangetu de Tradições Afro-religiosas
ACER – Associação Amazônica de Ciências Humanas e da Religião
Associação de Cientistas da Religião do Estado do Pará
Coordenação do Curso de Ciência da Religião da UEPA
CAIC – Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs
CEBI – Centro de Estudos Bíblicos
CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Norte 2
CRB – Conferência dos Religiosos do Brasil
Comitê Dorothy Stang
ICAR – Igreja Católica Apostólica Romana
IEAB – Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
IECLB – Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Movimento dos Focolares
___________________________________________________

COORDENAÇÃO:
Pastora Cibele Kuss – IECLB
Mãe Nangetu – INTECAB
Pe. Henrique – CRB

Equipe de Comunicação:
Cláudio Augusto- CEBI
Alex Barata – IEAB

Equipe de Secretaria/ Finanças:
Tony Vilhena – CAIC
Viviane Salgado – ACER
Océlio Dias – Focolares

Equipe de Liturgia:
Pai Tayandô – ACAOÃ
Beno Batista—CEBI
Ílziris Miranda – Hare Krishna
-

Visite o blog do Inter-religioso
http://www.comiter.wordpress.com/

--

Coordenação do CAIC
Tony Vilhena (metodista / ACER)
Lena Aguiar (luterana)
Celina Oliveira (católica / Focolares)
Revdo. Nádio Batista (presbiteriano)
Pe. Andréas Heyligers (católico)

www.redecaic.blogspot.com

Nenhum comentário: