janeiro 30, 2010

O Amazonas ainda não acordou para a IV Conferência Nacional de Saúde Mental

Recife (PICICA news)- Ontem, dia 28, durante encontro ocorrido no Hospital Ulisses Pernambucano entre a Gerência de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde/PE com os coordenadores de Saúde Mental dos municípios do Estado, o movimento por uma sociedade sem manicômios local foi convidado a fazer uma fala de abertura sobre a IV Conferência Nacional de Saúde Mental. Na ocasião foi relatado o histórico das mobilizações do ano passado em todo o país (18de Maio, Marcha pela Reforma Psiquiátrica Antimanicomial em Brasília), e que levaram à construção do compromisso com IV CNSM.

Também foram discutidas as propostas de temas da conferência, estabelecidas em reunião da Comissão Provisória.

Os municípios se dividiram em grupo, a partir do critério de Gerências de Atenção a Saúde, para pensar estratégias de mobilização local, datas da conferência regional e das conferências municipais. Como a maioria das cidades pernambucanas tem menos de 100mil hab, na maioria haverá conferências municipais, bem como na região metropolitana de Recife.

O Conselho de Saúde de Recife estabelecerá a conferência da cidade dia 4. Atenção para as seguintes datas:

Dia 3 haverá reunião da Comissão de Reforma das Políticas de Saúde Mental do Conselho Estadual de Saúde, com a participação confirmada da gerência de Saúde Mental do Estado, conselheiros e movimento social.

Dia 10 o Conselho Estadual de Saúde irá se reunir com a gerencia de saude mental pra ver a proposta de organização da etapa estadual...

Nota do blog: As informações são do psicólogo Francisco Nascimento, diretamente de Recife. Enquanto isso, em Manaus as coordenações estadual e municipal de saúde mental "nem tchuns". A Associação Chico Inácio (filiada à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial) enviou cartas às Secretarias Estadual e Municipal cobrando, gentilmente, manifestação do gestor. Como é dura a vida dos militantes antimanicomiais do Amazonas, esse gigante sonolento.

Nenhum comentário: