janeiro 24, 2010

"O filho da terra" - Álvaro Fernandes (Álvaro Tukano)


Nota do blog: A última vez que vi Álvaro Tukano foi no Flifloresta, em Manaus, no final do ano de 2009. Trocamos idéias a respeito da resistência popular contra a construção de um terminal portuário na região das Lajes, no Encontro das Águas (entre os rios Negro e Solimões, a partir do qual passa a chamar-se rio Amazonas), justamente um lugar sagrado para os índios manaós. Foi ali que o líder Ajuricaba atirou-se nas águas para não se entregar à coroa portuguesa. Como estamos provisoriamente sem contato, aonde você estiver manifeste-se amigo. Venha somar a força do movimento indígena ao movimento SOS Encontro das Águas, que está tentando salvar um patrimônio histórico, paisagístico e cultural, num dos estados que mais investiu em ciência e que curiosamente é o setor menos ouvido. Que empresas movidas pelo capital predatório façam ouvido de mercador é compreensível. O mesmo não se pode dizer das autoridades públicas. Sonegar informação de que o Encontro das Águas é o santuário da desova dos jaraquis que alimentam os manauras é crime. Por isso, haverão de responder. A luta também é sua meu caro e querido Álvaro Tukano. Saudações fraternas!

Quando criança, Álvaro foi matriculado pelos pais no colégio Dom Bosco aonde foi proibido severamente de praticar seus costumes. Quando voltou, resolveu fundar uma nova aldeia para preservar e fortalecer a cultura indígena de seu povo.

Este vídeo faz parte do projeto "Histórias que Mudam o Mundo", uma campanha do Museu da Pessoa, em parceria com a Caema, que mobilizou internautas de todo o Brasil a contar histórias sobre os mais variados tipos de mudança que acontecem na vida das pessoas, das mais cotidianas às mais extraordinárias atitudes transformadoras. O objetivo era exibir estas histórias para inspirar no público outras atitudes de transformação e novos olhares sobre o mundo. A campanha, que contou com o apoio do Instituto Oi Futuro, recebeu 91 vídeos e seu conteúdo gerou uma exposição virtual no portal do Museu da Pessoa.

Nenhum comentário: